Novo consórcio intermunicipal busca fomentar o turismo na região

Foto: Otávio Nogueira

Por: OCP News Criciúma

26/03/2024 - 11:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 23:38

Desenvolver ações e fortalecer o turismo na região do Alto e Encosta da Serra de Santa Catarina são alguns dos objetivos do novo consórcio que deverá ser criado e envolverá os municípios de Orleans, Lauro Müller, Grão Pará, Bom Jardim da Serra e Urubici.

Este consórcio intermunicipal de turismo tem uma grande importância para o desenvolvimento e promoção turística regional. Ele poderá permitir que os municípios unam esforços para planejar e executar ações conjuntas de promoção turística, desenvolvimento de infraestrutura, capacitação de mão de obra, e criação de roteiros integrados, o que pode resultar em um aumento do fluxo turístico e fortalecimento da economia local.

Em fase embrionária, o Consórcio Intermunicipal de Turismo dos Altos e Encostas da Serra (Cimtur) teve a assinatura de intenção para a sua criação e alguns municípios, como Orleans, já estão enviando o projeto à Câmara de Vereadores, para que haja a aprovação dos legisladores, através de Projeto de Lei.

“O desenvolvimento sustentável constitui-se num conjunto integrado de fatores que potencializam ao mesmo tempo os ativos ambientais, a manutenção do capital natural e a conservação e preservação dos ecossistemas (dimensão ambiental), a melhoria da qualidade de vida das populações do meio urbano e rural, a inclusão social através da equidade e da garantia de direitos humanos, a valorização da identidade popular e da cultura (dimensão sociocultural)”, explicou a chefe de Gabinete e Comunicação do Governo de Orleans e uma das envolvidas na criação do consórcio, Débora Lagnani. Ela ainda continuou: “Diversificar e usar, articular serviços e recursos locais para gerar oportunidades de trabalho e renda, fortalecendo as cadeias produtivas e integrando-as, através da gestão eficaz dos recursos públicos (dimensão econômica)”, continuou.

Ainda de acordo Débora, os municípios consorciados poderão, através do Cimtur, angariar verbas através dos Governos Federal e Estadual para potencializar as ações de turismo nos municípios e nas Serras do Corvo Branco e Rio do Rastro.

* Reportagem de Paulo Paixão do Portal TNSul