Novas regras para importações do Mercosul são tema de evento na Fiesc

Foto: Eduardo Valente / Secom

Por: Pedro Leal

06/08/2024 - 20:08 - Atualizada em: 06/08/2024 - 20:18

O Mercosul tem novas regras para a comercialização de mercadorias entre países do bloco para simplificar o processo de certificação do regime de origem. No dia 26 de agosto, a gerência de internacionalização da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), realiza um seminário para indústrias catarinenses detalhando as normas. Desde o dia 18 de julho, entrou em vigor um conjunto de procedimentos sobre os requisitos que um produto deve suprir para ser considerado originário de um Estado Parte do Mercosul.

Esses requisitos são importantes porque determinam os impostos a que o produto será submetido, já que insumos e bens que tenham como origem os países do bloco e sejam importados por nações signatárias do acordo de livre comércio contam com uma tributação diferenciada.

A expectativa dos profissionais de comércio exterior é que o novo regime de origem simplifique a regulamentação e ofereça mais segurança jurídica aos operadores, já que traz conceitos de definição de onde vem a mercadoria. As novas regras permitem a autocertificação pelos próprios exportadores, além do modelo já utilizado de emissão de certificado de origem por uma entidade habilitada. O modelo híbrido de prova de origem oferece mais flexibilidade às companhias exportadoras, agilizando e simplificando o processo.

SERVIÇO:

O quê: Seminário sobre Regime de Origem do Mercosul

Quando: 26 de agosto, 13h30

Onde: Sede da Fiesc em Florianópolis

Inscrições gratuitas em https://bit.ly/4camjex

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).