Buscando conectar as cadeias produtivas que se envolvem no processo inovador, o Novale Hub – Centro de Inovação Jaraguá do Sul começou, nesta quarta-feira (28) a série de encontros “Frühstück da Inovação”, com representantes dos setores metalmecânico, têxtil, de Tecnologia da Informação (TI) e de eficiência energética. As conversas devem discutir as principais demandas de cada setor na cidade e região.

O nome do encontro remete ao frühstück (lê-se fríxtik), momento de refeição típico dos imigrantes alemães que colonizaram a região e que marcou o surgimento e primeiros anos de muitas das empresas locais. De acordo com o coordenador de ecossistema, Marco Antonio Murara, o primeiro encontro reuniu alguns dos empreendimentos de Jaraguá do Sul que atuam no setor de TI, além de representantes da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e da Prefeitura.

“Esse não é um fórum fechado, ao contrário, queremos reunir o maior número possível de interessados para que seja possível entender de que forma as dificuldades possam ser dirimidas e as virtudes possam ser espalhadas”, ressaltou.

Apesar de ser um novo espaço para discussões sobre os setores, a ideia é baseada nos valores que já norteiam a comunidade jaraguaense. O analista de inovação, Guilherme Vieira, destaca que a colaboração entre empresas e entidades representativas foi fundamental para o desenvolvimento econômico regional. “O que nós estamos fazendo, agora, é abrindo mais um espaço para esse diálogo entre negócios, mas agregando a isso o olhar inovador, de quem busca aprimorar a matriz econômica municipal”, completou.

Os próximos grupos (eficiência energética, metalmecânico e têxtil) deverão se reunir nas próximas semanas. A partir desses primeiros encontros um novo ciclo de reuniões deve ser formado, permitindo a participação de mais empresas e entidades. Os interessados podem entrar em contato pelos e-mails ecossistema@novalehub.com.br e inovacao@novalehub.com.br.