Nova pesquisa avalia percepção de empresários sobre a economia de Joinville e região

Está aberta a coleta de dados para a formação do Índice de Confiança Empresarial Sustentare (Ices) referente ao 1° trimestre de 2019. A pesquisa, que existe desde 2011, afere a percepção de empresários de Joinville e região, dos mais diversos segmentos, em relação às condições econômicas.

Para participar do levantamento basta preencher o questionário no site www.sustentare.net/ices. A Sustentare garante o sigilo das informações, e o resultado é divulgado para todos os participantes do Ices.

Na última pesquisa, referente ao 4° trimestre de 2018, o índice foi de 53,60. Alguns indicadores foram expressivos, como a expectativa para a economia nacional, que atingiu a marca de 69,31 pontos, um recorde desde a criação do Ices. Isso representou um salto, se comparado ao índice do 2° trimestre, por exemplo, quando o Ices foi de 46,43, impactado principalmente pela greve dos caminhoneiros.

Depois de um ano marcado por altos e baixos, de incertezas, o Ices do primeiro trimestre de 2019 procura saber se, após a mudança de governo e a perspectiva de realizações de reformas como a da Previdência, os empresários continuam otimistas com relação ao desempenho da economia doméstica. Também vai  avaliar percepções sobre o cenário internacional, que também tem sido marcado por turbulências.

O economista responsável pela pesquisa é Ricardo Torres, que atua como gestor de fundo de investimentos, consultor financeiro, professor e escritor. Especialista em mercados financeiros globais, Torres acumula mais de 25 anos de experiência em mercados internacionais, atuando como trader, estrategista e chefe de mesa de operações de bancos de investimento em São Paulo, Londres, Nova York e Paris. Atualmente, atua em Luxemburgo.

Quer receber as notícias no WhatsApp?