A Gestão Municipal de Schroeder esteve reunida com representantes da Neoenergia S.A. na tarde desta terça-feira (29), para conhecer o projeto de implantação da nova linha de transmissão que cortará a cidade.
A empresa é responsável pelas atividades de instalação, operação e manutenção da Linha de Transmissão LT 525/230/138 kV Joinville Sul – Itajaí II – Biguaçu, subestações e seccionamentos associados e demais projetos e estruturas.
A Neoenergia S.A. venceu o Lote 1 do Leilão 004/2018, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica em dezembro de 2018.
Desde então, o projeto passou por diversas fases. Agora, a previsão é de que o canteiro de obras que será instalado em Guaramirim esteja em funcionamento em meados de julho deste ano.
No auge do processo, cerca de 300 pessoas deverão atuar na parte de Schroeder do projeto.
Após a explanação, os representantes do Poder Público esclareceram dúvidas e debateram alguns pontos do projeto. Também pediram mais informações a respeito do traçado da obra e delimitações.
O Relatório de Impacto Ambiental aponta que 16 cidades serão cortadas pela linha de transmissão e um total de 563 propriedades serão afetadas pela faixa de servidão do empreendimento, sendo 553 propriedades rurais e 10 urbanas – os dados foram obtidos por meio do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (2019) e pelos levantamentos realizados em campo.
O prefeito de Schroeder, Felipe Voigt, o vice-prefeito, Lauro Tomczak, a chefe de gabinete, representantes da Procuradoria do Município, secretarias, diretorias e demais setores ligados ao assunto estiveram presentes no encontro.