Nota fiscal eletrônica já está disponível na Prefeitura de Jaraguá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/09/2016 - 04:09 - Atualizada em: 14/09/2016 - 14:49

Há um mês em funcionamento, o sistema de emissão de nota fiscal eletrônica da Prefeitura de Jaraguá do Sul começa trazer bons resultados. Implementado oficialmente no dia 7 de agosto, a ferramenta tem conferido mais agilidade e segurança ao processo. Como reflexo, o poder público já pode sentir um aumento no número de notas emitidas no último mês, segundo avaliação do secretário de administração, Ademar Possamai. A expectativa é de que, em médio prazo, a ferramenta ajude a incrementar em até 20% a arrecadação do município.

“Em termos de funcionamento tudo tem funcionado dentro do esperado. A adequação para o nosso programa foi tranqüila, a equipe está devidamente treinada e as próprias contabilidades do município estão aderindo com facilidade. Não temos estimativas ainda, pois é preciso esperar o fechamento de setembro para termos comparativos, mas percebemos que o número de notas tem crescido”, analisa Possamai.

Por enquanto, a Prefeitura continua a emitir a nota fiscal manual, a fim de dar tempo hábil para que as empresas e empreendedores se adaptem ao novo sistema. Conforme Possamai, o prazo para encerrar o serviço de emissão manual é de 180 dias a partir da data de implantação do sistema.

Com a ferramenta, o empresário não precisa mais se deslocar até a Prefeitura para emitir as notas – basta utilizar o sistema online de sua própria casa ou escritório, o que diminui a burocracia e confere mais eficiência ao controle dos processos internos. “É uma forma também de evitar a informalidade”, salienta o secretário. Para mais informações sobre o funcionamento, o contato pode ser feito pelo (47) 2106-8030, das 8h ás 12 horas.

A adoção do sistema foi feita por meio do Ciga (Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal), oferecido pela Fecam (Federação Catarinense de Municípios).