Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Nos EUA, Fiesc mostrará SC como um estado para investimentos

Foto: Divulgação/Fiesc

Por: Pedro Leal

09/05/2025 - 16:05 - Atualizada em: 09/05/2025 - 16:10

O presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, inicia nesta segunda-feira, dia 12, participação em missões aos Estados Unidos, promovidas pelo Governo de SC e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O foco é atração de investimentos, especialmente para projetos de infraestrutura de transportes, além de economia verde e inovação.

“O mercado norte-americano tem muitos investidores e Santa Catarina é um estado diferenciado, com uma economia sólida e com muitas potencialidades. Então podemos encontrar investidores com interesse em financiar projetos catarinenses. A restrição fiscal não permite que as demandas sejam atendidas pelos investimentos públicos, por isso, é tão importante buscar parceiros internacionais”, afirma Aguiar.

Nesta segunda-feira, o primeiro compromisso será em Nova York, no SC Day, evento promovido pelo governo catarinense em que Aguiar fará apresentação sobre o potencial que Santa Catarina tem para receber investimentos. O encontro contará com a presença de autoridades como o governador Jorginho Mello, o chairman do BTG Pactual, André Esteves, o presidente da Acate, Diego Ramos, além dos secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, de Portos e Aeroportos, Beto Martins, e de Assuntos Internacionais, Paulo Bornhausen.

Ainda na segunda, na agenda liderada pela CNI, Aguiar representará as federações de indústria do Sul (FIESC, FIERGS e FIEP) no encontro Brazilian Regional Markets, que vai discutir competitividade e inovação na indústria brasileira. Durante o evento, também estão previstos encontros com diplomatas e especialistas para discutir os impactos das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos.

A agenda, que segue até o dia 16, também prevê a participação em seminário promovido pela CNI e pelo jornal Financial Times sobre economia verde, na 4ª edição do Brazil Summit, que vai discutir avanços na agenda de sustentabilidade, além de reuniões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Banco Mundial e visitas à Universidade de Harvard e ao Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).