A Neuralink, startup de chips cerebrais do bilionário Elon Musk, anunciou nesta terça-feira (19) que vai começar o primeiro teste de seu implante em seres humanos. A empresa liberou um formulário para receber candidaturas de pacientes com paralisia.
As informações são do portal G1.
Em comunicado, a Neuralink afirmou ter recebido a aprovação de um conselho independente para começar a recrutar interessados no teste.
Em maio, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) já havia autorizado os estudos.
A candidatura é aberta para pacientes com paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica, que tenham mais de 22 anos e que recebam o suporte de um cuidador. Inicialmente, a meta é permitir que pacientes controlem um teclado de computador usando os pensamentos.
A startup de Musk diz que o objetivo do estudo é testar a segurança e a eficácia do chip, criado para permitir que dispositivos externos sejam controlados com o pensamento, e do robô “cirurgião”.
“O robô R1 será usado para colocar cirurgicamente os fios ultrafinos e flexíveis do implante N1 em uma região do cérebro que controla a intenção do movimento”, afirmou a Neuralink.