Não é possível cancelar transações e estornar compras em pagamentos com o Pix

Fonte: Agência Brasil

Por: Pedro Leal

14/10/2020 - 09:10 - Atualizada em: 14/10/2020 - 09:17

O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, não tem conta com a funcionalidade de devolução do dinheiro, segundo informado pelo jornal O Globo nesta quarta-feira (14).

Segundo o jornal, a transação pode, sim, ser cancelada ou alterada, mas somente antes da confirmação da operação, já que a liquidação ocorre em tempo real.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), quando o consumidor compra algo pela internet usando cartão de crédito e o produto não chega ou vem estragado, ele pode pedir estorno da operação ao banco emissor ou diretamente à bandeira.

Já no caso do Pix, este pedido teria que ser feito ao receptor do dinheiro.

Enquanto outros sistemas de pagamento contam com a operação de chargeback, a devolução do dinheiro automática em caso de cancelamento, no Pix a devolução só é possível se iniciada por quem recebeu o dinheiro.

O BC está estudando como abordar a disputas, o que poderá desincentivar o uso por parte dos pequenos e-commerces, que não garantem a transação de volta.

Segundo o jornal O Globo, uma das formas de se proteger é pedir os dados do fornecedor do produto, como CNPJ.

Também é indicado que o pagamento com Pix seja feito para compras de valores mais baixos.

O Banco Central precisa ainda esclarecer quem será o responsável por uma eventual indenização ao consumidor, já que no sistema do Pix existem mais participantes indiretos, e uma mesma operação pode passar por um banco e uma varejista.

O sistema entra em funcionamento no dia 16 de novembro. Com a promessa de simplificar e baratear transações, ele vai exigir a atenção dos consumidores na hora de fazer compras.

Nas transferências TED e DOC, o pagador precisa conhecer e digitar os dados do recebedor, como seu banco, com agência e dígito, CPF ou CNPJ, número da agência e tipo de conta.

O serviço só está disponível em dias úteis e em determinados horários. Além disso, o valor só fica disponível horas depois ou no dia útil seguinte.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul