Schroeder conquistou este ano a certificação que coloca o município na lista dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo, segundo a fundação internacional Green Destinations.

A certificação foi celebrada na última sexta-feira (9), pela Associação Empresarial de Schroeder (Acias) e a prefeitura do município, destacando o turismo como um dos eixos que guiarão o desenvolvimento da cidade no futuro.

Em todo o país, apenas nove cidades foram selecionadas para entrar na lista e, além de Schroeder, outros três municípios catarinenses foram certificados: Forquilhinha, Gaspar e Rio Negrinho.

Em busca desta certificação e de uma marca para o turismo local, Schroeder recebeu consultores que apontaram fragilidades e potencialidades do setor no município.

A partir da consultoria, uma logomarca foi elaborada e o município passou a trabalhar o slogan “Naturalmente Schroeder” para estimular o turismo no município, valorizando o cenário local, privilegiado por montanhas, mata virgem e com foco na sustentabilidade.

Foto Divulgação

A Green Destinations, entidade responsável pela certificação, apoia mais de 200 destinos em 60 países, tendo como foco o turismo sustentável, baseado em seu próprio conjunto de 100 critérios, reconhecido pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

Esse padrão permite medir, monitorar e melhorar a política de sustentabilidade de destinos e regiões.

Os seguintes temas são avaliados pela fundação para fornecer a certificação de destino sustentável: gestão de destino, natureza e paisagem, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social, negócios e hospitalidade.

Para participar da seleção mundial, a cidade teve que elaborar um relatório com os 15 principais critérios de sustentabilidade e boas práticas.

Foto Divulgação

O turismo e seu desenvolvimento, com foco no turismo ecológico aproveitando as encostas e a mata nativa do município - com mais de 70% de preservação - fazem parte do projeto de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) Schroeder, referência nacional em planejamento.

O diretor de turismo do município, Ivanio Dalton Laube, destaca que a certificação é fruto deste planejamento e coloca Schroeder em destaque internacional.

"Estar entre os 100 destinos sustentáveis da Green Destinations comprova que Schroeder tem adotado mecanismos e praticado ações que vão ao encontro dos preceitos da sustentabilidade em todos os seus aspectos", afirma.

Trabalho contínuo

Segundo Laube, enquanto valoriza o município, a certificação também cria um desafio, que é o de manutenção destes critérios sustentáveis.

"A certificação representa um grande avanço em nosso turismo, pois agora temos uma projeção internacional e teremos que melhorar a cada ano, qualificando nossa cidade em todas as áreas para que possamos criar toda infraestrutura necessária para o turista e o bem-estar do nosso munícipe", acredita.

"A partir de agora temos um desafio contínuo, que é se manter na lista do Top 100 e buscar a certificação do nosso destino na área da sustentabilidade, ecoturismo e natureza”, completa.

Divulgação

O presidente da Associação Empresarial de Schroeder, Norberto Weiss, destaca que cabe aos gestores no setor público, privado e nas entidades sociais manter os padrões cimentados pela certificação.

"Ser reconhecido internacionalmente como destino turístico em busca do desenvolvimento e sustentabilidade é resultado do trabalho árduo do DEL Schroeder e cabe a nós gestores públicos a tarefa de liderar a continuidade do projeto”, diz.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul