Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Município bate recorde no tempo médio de abertura de empresa: 23 horas

Por: Pedro Leal

15/12/2022 - 16:12 - Atualizada em: 15/12/2022 - 16:13

O Grupo de Trabalho Pró-Empresa destacou recentemente ações de 2022 que desburocratizaram e facilitaram a abertura de empresas em Jaraguá do Sul.

Entre elas a revisão da tabela de atividades de baixo risco de empresas, auxílio na atualização da legislação para escritório virtual, readequação do questionário da consulta de viabilidade e suporte à automatização de análises de viabilidade.

Todos esses fatores contribuíram para que o Município batesse o recorde histórico no tempo médio de abertura de empresa: 23 horas – e para que o número de idas e voltas à prefeitura para resolver estas questões de burocracia fosse altamente reduzido.

Nacionalmente, a média para abertura de empresas é de 45 dias – e chega a até três meses e meio em alguns municípios, segundo dados do Banco Mundial, que apontam para um prazo máximo de 107 dias.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e presidente do Grupo Pró-Empresa, Thiago Sarmanho, nesta terça-feira (13), o Governo Federal, divulgou a atualização mensal de novembro/22, e o Município de Jaraguá do Sul encerrou o período com esta redução que era uma meta do grupo de trabalho.

Vale ressaltar que, em outubro esse tempo era de um dia e três horas, um grande avanço em relação ao mês de julho, quando o tempo médio era de dois dias e 15 horas. Ano passado, dois dias e 22 horas. Em 2020, quatro dias. Em 2019, oito dias – a redução em quatro anos ultrapassa 87,5%.

A redução do tempo médio de abertura de empresas é possível graças ao trabalho integrado de diversas Secretarias e setores responsáveis pelas avaliações. Para Sarmanho, “as equipes estão engajadas no objetivo de reduzir os prazos e facilitar a vida do empreendedor, sempre com o olhar que é preciso continuar desburocratizando os processos sem perder a qualidade e a precisão nas análises realizadas”, explica.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).