Após a compra da desenvolvedora de sistemas de gestão para micro e pequenas empresas, Compufour, pela multinacional italiana Zucchetti e a expansão dos negócios para o Rio Grande do Sul, a marca chega à capital catarinense junto a um investimento de R$1 milhão para expansão dos negócios.

O valor será destinado para aquisição de talentos, mídia e isenção de licenças de softwares e é um dos primeiros passos de uma estratégia intensa de crescimento na região, que será intensificada nos próximos meses com a entrada da empresa em Curitiba, no Paraná.

Com uma estratégia de crescimento orgânico e M&A, a Zucchetti já realizou mais de 100 aquisições em todo o mundo. No Brasil, onde as principais soluções são sistemas de gestão e ERPs, a última compra foi a da Compufour, original de Concórdia, realizada em setembro de 2020 por R$ 100 milhões — a maior investida do grupo no país. A software house italiana tem mais de 600 mil clientes no mundo e um faturamento de mais de 1 bilhão de euros, aproximadamente 6,8 bilhões de reais.

O mercado da capital catarinense foi escolhido por apresentar grande volume e variedade de empresas nas áreas de varejo e serviços, segmentos mais presentes entre os cerca de 40 mil clientes dos produtos Compufour Zucchetti, que obteve um crescimento de 36% em faturamento no primeiro trimestre deste ano.

Para Marcos Adriano Guasso, diretor comercial da Compufour Zucchetti, o diferencial de Florianópolis é a estrutura do ecossistema. Líder no segmento que atua, principalmente nas cidades do interior do Brasil, a empresa viu a oportunidade de estar mais presente nas capitais brasileiras, atuando de forma mais próxima dos usuários. “Além de ser um local com alto potencial em relação à demanda de produtos, Florianópolis é um polo de tecnologia e esse ecossistema certamente foi uma das razões chave para o nosso investimento aqui. Escolhemos montar nossa sede dentro da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) justamente para compor e fortalecer esse meio. Queremos nos conectar com o setor, trazendo profissionais para fortalecê-lo e expandi-lo cada vez mais'', explica Guasso.

Sobre o gap de profissionais de tecnologia na região, a empresa se mantém comprometida com a atração e capacitação de desenvolvedores. Com o programa de desenvolvimento interno de talentos para programação, o Dev Devs, a Compufour Zucchetti alinha a própria necessidade desse perfil por parte da organização com o interesse de colaboradores em seguir na carreira. “Muitos dos profissionais que trouxemos para Florianópolis não tinham um contato tão próximo com o ecossistema de tecnologia, e que agora poderão ter através do nosso espaço na Acate e das conexões locais. Em um cenário de falta de profissionais qualificados, queremos trazer mais colaboradores para serem formados por esse ecossistema”, conta Guasso.

Para a expansão, a empresa está disponibilizando seis meses de licenças gratuitas do seu produto carro-chefe, o software para gestão ClippPro, que irá beneficiar até duas mil empresas do comércio local. O sistema vai além das emissões de documentos fiscais, oferecendo também a integração do varejista com plataformas como Mercado Livre, E-Commerce, WhatsApp, carteiras digitais, além de outros marketplaces do país. Utilizando alguns plugins da empresa, os varejistas conseguem criar a sua presença de vendas digitalmente, através de lojas virtuais e conexão com marketplaces de delivery, como o Ifood.