Mudança no comando: WEG terá novo diretor presidente a partir de abril

Foto: Rafael Günther

Por: OCP News Jaraguá do Sul

31/03/2024 - 20:03 - Atualizada em: 31/03/2024 - 20:36

A WEG S.A. (B3: WEGE3 / OTC: WEGZY) terá mudança no comando a partir do dia 1º de abril. A decisão havia sido aprovada em reunião extraordinária do Conselho de Administração em dezembro de 2023.

Dentro do planejamento sucessório, estruturado e conduzido pelo Conselho de Administração com apoio de renomadas consultorias, Harry Schmelzer Júnior deixará o cargo de diretor presidente executivo da companhia, encerrando um ciclo executivo de mais de quatro décadas, sendo 16 anos presidindo o Grupo WEG.

Como sucessor será nomeado Alberto Yoshikazu Kuba, executivo com mais de 21 anos de carreira na companhia e atual diretor superintendente da divisão de Motores Elétricos Industriais.

Kuba, 44 anos, é engenheiro eletricista, com especialização em gestão empresarial, tendo construído sua carreira na companhia nas áreas de vendas de motores industriais no Brasil, entre 2004-2009, e na China, onde atuou na área comercial entre 2010-2015, então assumindo a posição de diretor superintendente das operações locais até 2019, retornando ao Brasil em 2020, quando assumiu sua posição atual.

Foto: Rafael Günther

Sua formação é complementada com especializações em finanças corporativas pela Fundação Dom Cabral (2003), APG Middle Amana-Key (2007), Executive Program for Growing Companies (Stanford, 2015), Leading Business Transforming (INSEAD, 2022/2023), dentre outras capacitações de classe mundial.

“Gratidão é a essência que permeia a minha trajetória na WEG. Sou grato a extraordinária equipe que esteve ao meu lado. Juntos e alinhados com a cultura da WEG nós enfrentamos desafios, celebramos vitórias e construímos uma trajetória de sucesso que ficará marcada na história da Companhia. Encerro minha jornada como CEO muito orgulhoso de tudo que fizemos juntos. Ao Kuba desejo sucesso, sabedoria, visão de futuro e resiliência na condução dos negócios. Tenho certeza de que o futuro da Companhia será tão brilhante quanto o caminho que percorremos até agora”, destaca Harry Schmelzer Jr.

Após as deliberações do Conselho de Administração, os representantes do Acionista Controlador informaram que proporão o nome de Harry Schmelzer Júnior para a Assembleia Geral Ordinária da companhia a ser realizada em abril de 2024, como candidato a um dos assentos no Conselho de Administração, para o biênio 2024-2025.

A trajetória de Harry Schmelzer Júnior na direção da companhia alcançou pleno reconhecimento dentro da organização pelo seu arrojo, dedicação e capacidade de entregar resultados notáveis ao longo de dezesseis anos, o que foi corroborado nas inúmeras premiações de parte de diversas entidades, fóruns empresariais e da imprensa especializada.

Também, foi capaz de entender e replicar a cultura dos fundadores da companhia nos mais de 40 mil colaboradores ao redor do mundo, levando a um crescimento contínuo e sustentável dos negócios do Grupo WEG em cenários desafiadores, levando o valor da companhia, de uma small cap, em 2007, para uma das 10 companhias mais valiosas da bolsa de valores brasileira em 2023.

O presidente do Conselho de Administração da WEG, Décio da Silva, enfatizou que:

“Uma empresa não pode não mudar nunca, mas também não pode mudar continuadamente as suas lideranças. É preciso ter um equilíbrio para garantir a perenidade do negócio. Empresas que não mudam nunca, tem pouco espaço para inovação. Empresas que mudam sempre, não dão tempo para a curva de aprendizagem e nem para sedimentar sua cultura empresarial. A participação do Harry foi de fundamental importância para o processo de expansão da WEG ao longo desses 16 anos em que ele esteve à frente da Companhia. O resultado pode ser observado pela valorização expressiva das nossas ações nestes anos. Um novo ciclo se inicia agora com Alberto Kuba que, com apoio da administração, diretores, gestores e colaboradores, terá a missão de seguir adiante na condução da Companhia, inspirado pelos seus antecessores e motivado pelos novos desafios no horizonte do Grupo WEG”.