MP da Liberdade Econômica tem objetivo de destravar a economia do país

Foto Elza Fiúza/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

17/08/2019 - 05:08

Aprovada na Câmara dos Deputados esta semana, a Medida Provisória 881/2019, a chamada “MP da Liberdade Econômica” altera leis como o Código Civil e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Entre as muitas mudanças na lei, estão mudanças quanto às folgas, hora extra, validação de documentos e a capacidade de fiscalização do poder público (a lista inteira você confere aqui).

O texto ainda precisa seguir para o Senado, e se não for aprovado até dia 27 de agosto, perderá a validade. Entre os pontos mais contestados da “mini-reforma” está o trabalho nos domingos: pelo texto da MP apresentada em abril pelo Executivo, os trabalhadores teriam direito a um domingo de folga para cada seis trabalhados.

O texto aprovado na Câmara mudou a regra para um a cada três, ainda considerado abusivo por entidades sindicais.

Para entidades empresariais, a aprovação da Medida Provisória da Liberdade Econômica (MP 881) pela Câmara dos Deputados é um significativo avanço para o país, como avalia o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Arte Márcio Schalinski/Studio OCP

Ele lembra que no Brasil o nível de burocracia e a dificuldade para fazer negócios estão em descompasso com o tamanho de sua economia.

“Por isso, a MP é um significativo avanço. É mais uma medida que vai na direção da geração de emprego e renda, em linha com outras reformas que estão em curso no país, como a trabalhista, já em vigor, a da Previdência, em processo de aprovação, e a Tributária, que começa a ser discutida”, afirma.

Em seu ver, a MP 881 protege a liberdade econômica, valoriza a livre iniciativa e reduz a burocracia, simplificando procedimentos administrativos e judiciais no setor público.

“Assim, é um impulso para quem quer empreender e inovar, pois melhora o ambiente de negócios e aumenta a segurança jurídica. Entre as questões importantes estão, por exemplo, a carteira de trabalho digital, a simplificação para abertura e fechamento de empresas e a dispensa de licenças e alvarás para as atividades consideradas de baixo risco”, completa.

Entidades sindicais questionam decisão

O O Correio do Povo tentou contato com os sindicatos trabalhistas do vestuário e do comércio, sem sucesso. Embora a MP não afete diretamente os servidores públicos, voltando-se mais para a iniciativa privada, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul, Luiz Cezar Schorner, ressalta que a MP é preocupante para as relações trabalhistas.

“Se fala muito em dar segurança jurídica para o empregador, mas o trabalhador fica basicamente sem proteções, especialmente na iniciativa privada”, afirma.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Ensino Particular e Fundações Educacionais do Norte do Estado de SC (Sinpronorte), Lourivaldo Rohling Schülter, o texto da MP escarnece os trabalhadores.

“Todos os setores e categorias serão afetados. Se os deputados acham normal o trabalho aos domingos de todos os setores, porque não começar marcando as sessões na Câmara dos Deputados também aos domingos”, crítica.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger