Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Movimentação de cargas no Porto de São Francisco cresce 7% nos primeiros sete meses de 2025

Foto: Gustavo Rotta

Por: Pedro Leal

13/08/2025 - 15:08 - Atualizada em: 13/08/2025 - 15:22

O Porto de São Francisco do Sul fechou os sete primeiros meses de 2025 com um crescimento de 7% na movimentação de cargas, em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a julho, passaram pelo terminal 10,5 milhões de toneladas, frente às 9,8 milhões registradas em 2024.

Comissão de Economia debate impactos do tarifaço americano em Joinville

No acumulado de 2025, as exportações pelo Porto somaram 5,8 milhões de toneladas, o que representa 55% do total movimentado no período. Os principais destaques foram a soja, com 4 milhões de toneladas, e o milho, com 1,3 milhão.

As importações, por sua vez, totalizaram 4,7 milhões de toneladas – equivalente a 45% das cargas.

Varejo de SC cresce 6,2% no primeiro semestre, segundo melhor resultado do país

Os principais produtos importados foram materiais siderúrgicos, com 2,8 milhões de toneladas, e fertilizantes, com 1,6 milhão de toneladas.

Somente em julho, o Porto movimentou 1,7 milhão de toneladas, um salto de 46% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram registrados 1,1 milhão de toneladas.
Nesse período, os embarques de grãos (soja e milho) somaram 974 mil toneladas, enquanto os desembarques de produtos siderúrgicos e fertilizantes alcançaram, respectivamente, 634 mil e 190 mil toneladas.

“São Francisco do Sul segue se destacando como importante corredor logístico para o comércio exterior catarinense e brasileiro. Os números positivos refletem todo o trabalho que é feito pela gestão e colaboradores, para manter o Porto em constante crescimento”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, o caráter multipropósito de São Francisco do Sul é um dos principais fatores para o aumento sustentável no volume de cargas.
“Nosso foco é garantir uma infraestrutura de excelência, por meio de investimentos contínuos em manutenção e melhorias. Isso tem permitido que todos os segmentos atendidos pelo porto – como grãos, fertilizantes e produtos siderúrgicos – registrem crescimento constante na movimentação”.

Dados gerais do Porto:

  • Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.
  • Entre os 10 maiores portos públicos do Brasil em movimentação de carga geral
  • Dois recordes históricos seguidos em movimentação de produtos: 2023 (16,8 milhões de toneladas) e 2024 (17 milhões de toneladas).
  • Entre os três portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.
  • Em 2024, recebeu três prêmios do Ministério dos Porto: pelo aumento da movimentação de cargas e pelos bons índices de gestão.
  • Responsável por 50% de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por SC.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).