Movimentação de cargas ferroviárias em SC registra crescimento no primeiro trimestre de 2024

Foto: Arquivo OCP News

Por: Claudio Costa

01/05/2024 - 12:05 - Atualizada em: 01/05/2024 - 12:39

A movimentação de cargas ferroviárias cresceu em Santa Catarina no primeiro trimestre de 2024.

Entre os meses de janeiro e março foram registradas 1,7 milhões de toneladas, que representa um acréscimo de 10,8% em relação ao mesmo período de 2023.

Os dados foram apurados pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O desempenho das concessionárias que atuam em Santa Catarina ficou ligeiramente acima da média nacional, que foi 10,6% maior em comparação com o primeiro trimestre de 2023.

O secretário da SPAF, Beto Martins, diz que esse é um resultado importante e motivador para o restante do ano.

“Isso não é apenas uma boa notícia, mas uma grande surpresa. Nós temos falado da limitação do corredor ferroviário de Santa Catarina. Infelizmente, o Estado não investiu praticamente nada no sistema ferroviário nas últimas cinco décadas. O Estado estava dormente nessa questão. Enquanto isso, estados como o Paraná, Mato Grosso e São Paulo vem investindo fortemente, porque não há nenhuma dúvida de que o transporte ferroviário para o gargalo logístico que nós enfrentamos hoje nas rodovias”, explica Martins.

“Por ordem do governador Jorginho Mello, o governo vem trabalhando fortemente para a construção de novos projetos, na discussão com o governo federal para a questão do tronco sul e resolva essa concessão que vai vencer em 2027”, completa.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.