De acordo com as orientações do guia Executivo de Saúde e Segurança para a operação e uso seguros de britadores de mandíbula móveis, os operadores de equipamentos podem estar sujeitos a vários riscos, incluindo exposição a poeira, ruído, vibração de corpo inteiro e serem atingidos por objetos ejetados do triturador.

Para lidar com estes riscos, o principal distribuidor da WEG no Reino Unido, Technidrive, desenvolveu um sistema de desbloqueio automático de britador de mandíbula com eficiência energética usando soluções WEG.

Comumente usados nas indústrias de extração, mineração, reciclagem de resíduos de demolição e indústrias químicas, os britadores de mandíbula são uma aplicação razoavelmente difícil para os integradores de sistemas, devido à grande inércia do volante, carga cíclica e diferenças nos materiais com os quais os clientes os alimentam.

A trituração é um processo importante para transformar a rocha em um produto utilizável. A rocha entra no triturador de mandíbula a partir da parte superior da máquina e é comprimida entre duas superfícies - a mandíbula fixa e móvel.

A rocha continuará sendo esmagada até que seja pequena o suficiente para cair através da abertura. Garantir que o tamanho da matéria-prima corresponda adequadamente à abertura da mandíbula pode aliviar os incidentes de bloqueio.

Isso pode ser conseguido removendo o produto de tamanho grande antes do processamento e controle cuidadoso do alimentador do triturador, no entanto, os bloqueios ainda ocorrem.

Para desbloquear um triturador, uma planta deve ser desligada e o sistema deve ser isolado primeiro, mas, apesar dessas precauções, um triturador ainda pode ser um risco sério para o pessoal, devido à quantidade de energia cinética armazenada que é liberada durante o desbloqueio.

Tecnologia WEG

A Technidrive queria desenvolver um sistema que fosse altamente eficiente em termos energéticos e crucialmente, eliminando os operadores do trabalho perigoso de remover manualmente o material bloqueado dos britadores de mandíbulas.

A Technidrive iniciou esse projeto realizando cálculos de torque e velocidade para decidir sobre uma seleção adequada de motores e redutores elétricos WEG.

O motor elétrico foi selecionado com base na potência e velocidade e foram realizados cálculos mecânicos adicionais para garantir que o eixo do motor pudesse atender às altas cargas radiais que a aplicação pode impor.

O motor WEG W22 Premium Efficiency IE3 foi finalmente selecionado por sua estrutura superior em ferro fundido, bobinado para uso com inversor de frequência e tampa traseira isolada.

Um software inovador permitiu uma função de inicialização especial ao acionar o britador de mandíbulas completamente. No caso de o britador parar completamente, o inversor pode ser ativado remotamente no modo de desbloqueio, com um tempo de rampa muito rápido para frente ou para trás, dependendo da posição do britador.

Ele continuará a controlar automaticamente a direção, corrente, tempos de rampa, tensão do barramento CC, torque, posição e velocidade até que o produto na câmara seja limpo e o triturador fique vazio por um período de tempo definido.

Este sistema inovador elimina o trabalho perigoso e trabalhoso que os operadores tiveram que fazer durante anos, desbloqueando manualmente trituradores de mandíbula usando martelos demolidores ou guinchos para remover o produto.

“A WEG oferece produtos especializados, desenvolvidos especificamente para a indústria de britagem de rochas”, explicou Russel Maccabe, diretor de vendas da WEG no Reino Unido.

"É vital que fabricantes e fornecedores tenham amplo conhecimento de integração de produtos, aplicativos e sistemas e é por isso que este projeto com a Technidrive provou ser tão bem-sucedido".

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul