Com mais seis mortes no Oeste do estado, Santa Catarina chegou a 57 óbitos de pacientes com Covid-19 que aguardavam por transferência para um leito especializado. Os números são referentes ao período entre fevereiro e esta sexta-feira (5), segundo informações do portal G1.

Segundo a publicação, esses pacientes recebem todos os cuidados, medicamentos e respiradores nos hospitais, porém não haviam conseguido vaga para UTI-Covid ou enfermaria-Covid.

A situação da pandemia se agravou, principalmente a partir de fevereiro, e há falta de leitos de UTI: De acordo com o boletim desta sexta do governo do estado, 291 pessoas estavam na lista de espera por uma transferência para um leito de UTI-Covid.

Essa relação inclui pacientes internados em hospitais de todas as regiões, mas a maioria continua sendo do Oeste, com 143 pacientes.

Atualmente, há 1.601 leitos de UTI ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.554 estão ocupados, sendo 871 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação geral é de 97,1% e há 47 leitos vagos atualmente.

O governo catarinense informou nesta sexta ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que 36 pacientes da Covid-19 que estavam na lista das transferências morreram em fevereiro e que essas solicitações tinham sido encerradas por motivo de óbito.

Na quinta-feira passada (25), o MPSC encaminhou um ofício ao estado pedindo que fosse informado quantas pessoas aguardavam leito. Na última quarta-feira (3), pela primeira vez desde o início da pandemia, o governo divulgou junto ao boletim de informações do coronavírus o número de pacientes em espera por leitos.

De acordo com boletim estadual desta sexta, 291 pessoas estavam na lista para transferência para um leito de UTI-Covid em Santa Catarina, a maior parte na região Oeste. A informação contradiz o posicionamento do secretário de Saúde André Motta, de que "as pessoas não estão morrendo porque estão na fila esperando UTI", mas "porque a doença é grave".

Situação atual da fila de espera por UTI- Covid:

Grande Oeste (região de Chapecó) - 144

Meio-Oeste (região de Joaçaba) - 27

Serra (região de Lages) - 5

Norte (região de Joinville) - 20

Vale do Itajaí (região de Blumenau) - 2

Foz do Rio Itajaí (região de Itajaí) - 3

Sul (região de Criciúma) - 16

Grande Florianópolis - 76