Referência para todo o Brasil, o programa de microcrédito catarinense celebra em novembro seus 20 anos de existência. Neste período, foram emprestados em torno de R$ 3 bilhões, realizadas cerca de 900 mil operações com um ticket médio de R$ 3,7 mil e criada uma carteira de quase 70 mil clientes ativos.
Para comemorar essa história de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento regional, a Amcred (Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da Região Sul do Brasil) promove seu encontro anual no dia 19 de novembro, na sede do Sebrae, em Florianópolis, com um painel especial com ex-dirigentes e palestra sobre o momento atual do crédito no Brasil.
Entenda o segredo
Mas afinal, o que distingue o microcrédito catarinense de outros estados? Segundo o presidente da Amcred, Márcio Rossini, o grande diferencial do Estado é que as instituições de microcrédito são 100% operadas por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, as chamadas Oscips.
“Santa Catarina é um ponto fora da curva no microcrédito, porque o trabalho feito aqui é um trabalho de porta a porta para atender as pessoas que não têm acesso aos bancos tradicionais”, observa o presidente da Amcred, Márcio Rossini.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger