Missão Empresarial da CDL de Jaraguá do Sul leva Associados aos bastidores do Grupo Koch e da Alesc

Divulgação/CDL

Por: Pedro Leal

12/09/2024 - 16:09

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul realizou na quarta-feira (11) mais uma edição do programa Missão Empresarial. Dessa vez, com uma imersão dupla, que atraiu a atenção de empresários e lojistas da região. A iniciativa envolveu diversos Associados em um dia repleto de aprendizado e networking, com visitas aos bastidores do Grupo Koch, a maior rede supermercadista do estado, e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Segundo o Diretor de Inovação da CDL, Evandro Henrique Schmidt, responsável pela programação, o roteiro dinâmico, integrando a passagem por duas importantes cidades do litoral, trouxe uma experiência abrangente e inspiradora, permitindo insights qualificados para o incremento de diferentes negócios locais.

A jornada começou com um tour pelo Centro Administrativo e Comercial do Grupo Koch, localizado em Itapema. Os participantes foram recepcionados pessoalmente por Sebastião Koch, um dos cinco irmãos proprietários, que falou sobre o passado e o futuro da empresa familiar. Tendo iniciado as atividades no varejo com os pais feirantes, abriram o primeiro supermercado em 1981. Desde a década de 1990, a atuação expandiu significativamente, com o empreendimento atingindo o primeiro bilhão de vendas em 2018. São hoje 72 lojas em funcionamento, uma equipe de mais de 11 mil funcionários, e a previsão de serem inauguradas 10 novas unidades já no ano que vem. Durante a conversa, Koch enfatizou que a visão empresarial do Grupo se baseia em valores sólidos, como simplicidade e eficiência, e revelou a importância de manter a união familiar na gestão do negócio. “Ninguém faz nada sozinho e essa é a cereja do bolo”, comentou.

Conforme o empresário, a rede supermercadista trabalha com ênfase sobre seu mix de produtos, operando com foco em itens essenciais, como hortifruti e carnes, contando inclusive com a marca própria “BonTraz”, que oferta opções a preços mais acessíveis. Segundo ele, o segredo do sucesso de cada loja está em um planejamento estratégico bem elaborado, tendo um olhar atento aos detalhes. Um dos pontos reforçados foi o compromisso da empresa com a inovação, demonstrado em inúmeras tecnologias avançadas aplicadas ao processo logístico, em alinhamento contínuo com a parte comercial. Koch trouxe como grande diferencial o atual centro de distribuição, altamente automatizado, capaz de separar cinco mil caixas por hora, com erro zero. Outro destaque em uso é o sistema de controle “shelf life”, que monitora a validade a vencer de cada produto, garantindo a máxima eficiência dos estoques.

Por sua vez, a segunda etapa da imersão levou os Associados até a capital, Florianópolis, para conhecerem as instalações da Assembleia Legislativa catarinense. O roteiro incluiu visita aos diversos ambientes do Palácio Barriga Verde, sede da ALESC desde o século 19, além de uma apresentação sobre o funcionamento das sessões legislativas. Os participantes da missão puderam adentrar o Plenário, o centro pulsante das atividades, e estiveram em outros espaços sociais, como a Galeria Lilás, que homenageia o legado das mulheres parlamentares como a histórica Antonieta de Barros, a primeira deputada mulher e negra do estado.

Junto à ala dos gabinetes de trabalho, os visitantes foram recebidos pelos deputados Vicente Caropreso e Antídio Lunelli, representantes da macrorregião do Vale do Itapocu. Dr. Vicente conversou com os Associados sobre a necessidade de se desmistificar o papel do legislativo para incentivar a participação de mais cidadãos nas decisões coletivas, especialmente em prol das pautas de desenvolvimento econômico. Já Lunelli, aproveitou a ocasião para apresentar ao vivo o funcionamento do sistema Monitora SC, iniciativa desenvolvida para acompanhar e fiscalizar o andamento de obras do sistema viário e seus respectivos investimentos públicos, permitindo um olhar com mais transparência sobre a gestão do estado.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).