Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Missão da Fiesc à Argentina pavimenta caminho para ampliar parcerias

Buenos Aires | Foto: Reprodução/Arthur Santos

Por: Pedro Leal

11/11/2025 - 17:11

A missão empresarial organizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para a Argentina encerrou nesta terça-feira (11) com um balanço positivo entre os participantes. O Encontro de Negócios BR/SC – Argentina levou cerca de 20 empresários de SC e representantes do governo do estado para uma agenda institucional e também rodadas de negócios na Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

Para o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, a proximidade geográfica do estado com a Argentina e também a diversidade e qualidade dos produtos catarinenses são diferenciais catarinenses e foram apresentados em encontro com compradores e líderes empresariais argentinos. “Foi muito produtivo podermos apresentar a estrutura da Fiesc e o potencial da indústria de Santa Catarina para mais de 150 empresários. Foi uma oportunidade de mostrar que o estado é mais do que o turismo”, afirmou Seleme.

Em sua apresentação, o presidente detalhou o papel da Fiesc e de suas entidades – SENAI, SESI, IEL e CIESC e a contribuição do sistema S para o desenvolvimento do estado. Os empresários argentinos se surpreenderam com a atuação da Fiesc e entidades na qualificação de pessoas e na promoção da saúde e bem estar dos trabalhadores.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O vice-presidente da União Industrial Argentina (UIA), Rodrigo Perez Graciano, e o presidente da Confederação Argentina na Média Empresa (CAME), Ricardo Diab, reforçaram a importância das relações bilaterais entre o Brasil e a Argentina e o interesse do setor produtivo local em ampliar esse relacionamento.

O governador Jorginho Mello apresentou as potencialidades do estado e os negócios possíveis entre SC e a Argentina em diversos setores, inclusive o moveleiro, foco da viagem.

Ainda durante a missão, o presidente da entidade, Gilberto Seleme, visitou o banco Patagônia e conheceu as oportunidades de financiamento da instituição para novos negócios e comércio exterior. Uma visita ao escritório da WEG também esteve na agenda do presidente.

Cerca de 20 indústrias catarinenses tiveram reuniões focadas na apresentação de seus produtos com potencial de venda ao mercado argentino, na expectativa de fechar parcerias comerciais. Destas, dez são microempresas e empresas de pequeno porte, que buscam na internacionalização uma estratégia de crescimento. A participação das micro e pequenas foi viabilizada pelo SEBRAE. A iniciativa da Fiesc na Argentina aproveita o momento de recuperação da economia do país vizinho, que projeta crescimento de cerca de 4,5% para o PIB.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).