A microrregião fechou 454 postos de trabalho no primeiro mês de 2016, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado é bem pior que o mesmo período do ano passado, quando os cinco municípios criaram 99 novas vagas. O saldo negativo de 373 vagas em Jaraguá do Sul puxou o desempenho.
Em janeiro de 2016, a indústria de transformação foi o setor que mais reduziu empregos na microrregião, com um saldo negativo de 320 postos. O comércio teve 84 demissões a mais que contratações e o setor de serviços registrou um saldo negativo de 69 vagas. A construção civil teve saldo zero e demitiu da mesma forma que contratou, segundo o levantamento.
A cidade com melhor desempenho na geração de empregos foi Schroeder, com a criação de 14 novas vagas no setor de serviços.
O comércio foi o segmento que registrou saldo negativo em todos os municípios, resultando em 69 vagas a menos na microrregião em janeiro deste ano.