Jaraguá do Sul e região estão presentes no Prêmio Indústria Eficiente, iniciativa do SENAI e do SEBRAE de Santa Catarina, que será entregue em setembro. O Prêmio Indústria Eficiente reconhece micro e pequenas empresas catarinenses que participaram de programas de produtividade oferecidos pelas duas instituições, adotando práticas exemplares no uso eficiente de energia, manufatura enxuta e produção inteligente – três tipos de consultoria prestadas em conjunto pelas entidades.
Serão dois momentos de premiação: no dia 4, para oito etapas regionais, e no dia 18, para as etapas da Grande Florianópolis e estadual. Em Jaraguá do Sul, a etapa regional ocorrerá nesta quarta-feira (4), às 19 horas, no escritório local do SEBRAE – Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, 474 Centro -, com a participação de 13 finalistas.
Para agenda dos eventos, informações e inscrições, acesse https://promo.sebrae-sc.com.br/premio-industria-eficiente.
No total, 850 empresas foram avaliadas por uma comissão composta por especialistas das duas entidades. Os critérios contemplam a assiduidade nas consultorias (menor número de remarcações), cumprimento do cronograma, nota técnica do consultor e índice de produtividade ou melhoria alcançado. Em cada região serão certificadas como finalistas cerca de 15 empresas, e uma será declarada vencedora e passará à etapa estadual. A premiação de 2024 envolve empresas que participaram dos programas de eficiência até o final do ano passado.
Rede SENAI de Inovação e de Tecnologia
No âmbito do SENAI, as consultorias de produtividade são prestadas pelo Instituto de Tecnologia em Excelência Operacional, que integra a rede de inovação e de tecnologia da instituição.
Com 28 institutos de inovação e mais de 60 institutos de tecnologia, o SENAI apóia a atualização tecnológica e o desenvolvimento de produtos e processos para a indústria brasileira. A rede oferece serviços de consultoria, metrologia e projetos de inovação, promovendo também parcerias com universidades, centros de pesquisa e investidores.
Em Santa Catarina, são 10 unidades, sendo três de inovação, que são referências nacionais em Processamento a Laser, Sistemas de Manufatura e Sistemas Embarcados. Os institutos de tecnologia em Alimentos e Bebidas, Cerâmica, Madeira e Mobiliário, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, Têxtil, Vestuário e Design atendem os principais segmentos da indústria catarinense. Já os institutos Ambiental e de Excelência Operacional oferecem soluções em sustentabilidade e melhoria de processos produtivos para qualquer setor.