Desde 2022, a WEG vem consolidando sua atuação frente aos desafios climáticos globais com o lançamento do Programa WEG de Carbono Neutro, o qual definiu os primeiros compromissos da companhia:
- Reduzir 52% das emissões operacionais de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2030, ano base 2021;
- Atingir a neutralidade de carbono (Net-Zero) até 2050.
Metas aprovadas pela SBTi
O reconhecimento mais recente e significativo dessa jornada de descarbonização veio com a aprovação das metas de curto prazo da WEG pela Science Based Targets initiative (SBTi). A primeira meta aprovada segue o compromisso já firmado em 2022 para emissões absolutas dentro das operações.
Já a segunda busca o desafio de reduzir as emissões de escopo 3, referentes à cadeia de valor e venda de produtos, como uma meta de intensidade econômica na qual as emissões são avaliadas em conjunto ao desempenho financeiro, garantindo o potencial de crescimento sustentável da empresa:
- Reduzir as emissões absolutas de GEE de escopo 1 e 2 em 52%;
- Reduzir as emissões de GEE de escopo 3 em 60% por valor adicionado.
A aprovação pela SBTi representa credibilidade internacional, reforçando o compromisso da WEG com uma trajetória de descarbonização baseada na ciência. Além de aumentar a transparência e confiança junto a stakeholders, posiciona a empresa como referência em responsabilidade socioambiental e competitividade sustentável.
“A aprovação das metas de redução de emissões pela SBTi é um passo decisivo na jornada de sustentabilidade da WEG. Alinhar nossas metas aos critérios técnicos internacionais demonstra transparência e credibilidade perante os nossos parceiros, além de reafirmar o papel da WEG na transição energética, com tecnologias e soluções em eficiência energética, eficiência operacional, energias renováveis e mobilidade elétrica.” Daniel Godinho, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais.
A SBTi
A Science Based Targets initiative (SBTi) é uma colaboração entre o Carbon Disclosure Project (CDP), o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF) que define e promove as melhores práticas na elaboração de metas baseadas na ciência, avaliando as metas das empresas de forma independente e permitindo que desempenhem o seu papel no combate à crise climática.