Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mesmo com janeiro positivo, confiança do empresário do comércio cai em SC

Foto: Nilson Bastian

Por: Pedro Leal

11/02/2025 - 14:02 - Atualizada em: 11/02/2025 - 14:20

Janeiro registrou intenso movimento nos setores do comércio e do turismo em Santa Catarina. Apesar disso, a confiança do empresário local teve queda no mês, puxada principalmente pela expectativa sobre o futuro. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) recuou 2,2% entre dezembro e janeiro, passando de 113,8 pontos para 111,3. O dado é calculado numa parceria entre a Fecomércio SC e a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, destaca que houve uma melhora de 3,1% no índice que mede as condições atuais, porém esse dado pode estar relacionado ao bom momento das vendas por conta da temporada de verão acima da média. Em relação ao índice de expectativas, que projeta os próximos meses, a queda foi de 6,7%.

“Embora a temporada de verão esteja muito boa, o empresário do comércio está mais preocupado com o futuro, em um cenário em que a inflação está aumentando e os juros também. Tudo isso tem impacto lá na frente, por isso a incerteza cresceu como um todo”, explica Dagnoni.

A queda na confiança ocorreu não apenas em Santa Catarina. Das 27 unidades federativas, apenas Acre e Tocantins registraram alta. Para a economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti, outro dado demonstra a piora na percepção do cenário: enquanto 27,9% veem melhora recente na economia, 72,1% afirmam que houve piora.

“A maioria dos empresários, cerca de 70%, ainda afirma que pretende contratar funcionários, porém este índice também está em queda. O mesmo acontece com as expectativas futuras sobre a economia, que estão com viés de baixa”, afirma Edilene.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).