A Receita Federal recebeu, até o início desta semana, 2,6 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2020. Em Blumenau, já foram enviadas 5.868 declarações, representando 5,97% da expectativa para o município (98.228 declarações).

O sistema de recepção de declarações funciona 20 horas por dia, ficando indisponível somente na madrugada, da 1h às 5h. No site do órgão, há um conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

Considerando o atual cenário social causado pela pandemia da Covid-19, a Receita Federal está disponibilizando a cópia da última Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) enviada, por meio de Dossiê Digital de Atendimento (Processo Digital), no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

O objetivo da medida é ajudar os contribuintes a preencherem a atual declaração sem que precisem se deslocar até uma unidade de atendimento presencial da Receita. Até então, o serviço de cópia da declaração pelo e-CAC estava disponível apenas para quem tivesse certificado digital.

Como faço para obter a cópia?

Ao entrar no Portal e-CAC, acesse o sistema de Processos Digitais (e-Processo); clique em "Abrir Dossiê Digital de Atendimento"; escolha a área de concentração "Cópia de Documentos DIRPF"; selecione o serviço "Obter cópia da última DIRPF entregue".

Não é necessário juntar documentos. A própria abertura do dossiê será suficiente para a emissão da cópia da declaração. O processo deve ser gerado em nome do titular da declaração cuja cópia se pretende receber, ou seja, o login no e-CAC deve ser feito pelo próprio titular da declaração. A cópia da última DIRPF transmitida nos últimos cinco anos será anexada ao processo aberto e poderá ser obtida ao acessá-lo pela opção “Meus Processos”.

Se você possui certificado digital, a cópia da declaração de qualquer ano pode ser obtida pelo sistema de cópia de declarações no e-CAC. Neste caso, siga os passos do serviço neste link.

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2021 vai até 30 de abril. É preciso fazer a declaração quem teve toda sua renda tributável, como salário e bônus na empresa, no ano de 2020 maior que R$ 28.559,70. O programa para preencher e enviar a declaração está disponível no site da Receita Federal.