A sessão plenária da manhã desta quinta-feira (13) foi suspensa para o anúncio da realização do Marítimo 23 – Seminário Catarinense de Inovação no Mercado Marítimo, Náutico de Esporte, Turismo e Lazer e Naval, que acontece entre os dias 26 e 27 de abril, em São Francisco do Sul.
Conforme o presidente da comissão organizadora, Carlos Brandão, o evento se constitui em uma vitrine para apresentação de inovações, novas tecnologias e novidades em geral do segmento marítimo e naval, com a edição deste ano trazendo como novidade a abordagem de questões portuárias, de turismo, lazer e esportes.
Para tanto, estão previstos dois dias de atividades como palestras, apresentações, workshops, interações e mesas de negócios. No dia 26 serão abordados temas ligados ao segmento retroportuário e no dia 27 o foco estará na navegação de lazer, turística e esportiva.
Ele encerrou a sua fala convidando os deputados a participarem do evento. “Convido a todos, na medida do possível, que se façam presentes nos dias 26 e 27 de abril em São Francisco do Sul para conhecerem um pouquinho do que acontece nessa área marítima, naval, náutica e portuária, de Santa Catarina e também do Brasil.”
O deputado Fernando Krelling (MDB), que abriu espaço na sessão para o pronunciamento de Brandão, ressaltou a importância do Marítimo23 para Santa Catarina. “Este é um tema tão importante para a economia catarinense, mas que infelizmente é pouco falado. Além do desenvolvimento econômico, fomenta o turismo ao trazer mais pessoas para aproveitarem o potencial marítimo e náutico do estado.”
Programação parcial
1º dia (26.04.23/quarta)
– Cenário atual das atividades retroportuárias em SC/Sul do Brasil;
– Investimentos no Parque de Armazenagem de São Francisco do Sul, Itapoá e Itajaí;
– Tecnologia aplicada à logística retroportuária;
2º Dia (27.04.23/quinta)
– Momento do segmento de navegação de esporte e lazer em SC/Sul do Brasil;
– Parque industrial de estaleiros para construção de embarcações esporte e lazer;
– Tecnologia embarcada;
– Sustentabilidade na construção naval de esporte e lazer;
– Empreendimentos náuticos em SC;
– Cases de Sucesso “Marina Beira-Mar”, contando todos os passos da criação e implantação do Parque Urbano e Marina Beira-Mar, uma parceria pública/privada que deu certo.