Maratona Universo #VemFazer apresenta oportunidades em formação tecnológica em Jaraguá do Sul

Evento começou nesta quinta-feira (24) e segue até sábado (26). Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

24/10/2019 - 12:10 - Atualizada em: 24/10/2019 - 12:48

Empresários, educadores e lideranças da região prestigiaram nesta quinta-feira a abertura do Universo #VemFazer SENAI e SESI, que reúne em Jaraguá do Sul diversos eventos com foto na tecnologia e na inovação. A programação continua até o sábado e pode ser acompanhada gratuitamente pelo público em geral.

Principal evento com foco na educação para o mundo do trabalho em Santa Catarina. São quatro grandes eventos que ocorrem simultaneamente: o Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI, as seletivas para o campeonato mundial de educação profissional WorldSkills, o InovaSENAI e o Mundo SENAI.

A expectativa dos organizadores é envolver até 20 mil pessoas ao longo dos três dias, incluindo escolas, empresas e visitantes da comunidade. São atividades ‘mão na massa’, festival de drones e desafios de robôs e karts elétricos, além de palestras e oficinas.

Conforme o vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Célio Bayer, a ideia é aproximar as pessoas das novas tecnologias e aos conceitos da indústria 4.0.

“Cada vez mais a economia é digital, com transformações na indústria e isto exige preparação para enfrentarmos as exigências de um mundo mais competitivo”, destaca Bayer.

O empresário lembra que o tema do evento é “Cidades do futuro”, agregando discussões em todos os aspectos que envolvem não só a indústria como toda a sociedade.

“A Fiesc tem se preparado para atender as demandas das indústrias e investe cada vez mais na qualificação dos profissionais em todas as áreas já tradicionais da região, mas também na oferta de cursos inseridos nos novos conceitos de tecnologia”, afirma.

Em 2020 estão previstos cursos para a formação de técnicos em energia fotovoltaica, nas áreas de mobilidade e tração elétrica, e um curso inédito para prepara profissionais para a manutenção de equipamentos médico-hospitalares.

O presidente em exercício da Fiesc, Gilberto Seleme, e o diretor regional do SESI e SENAI, Fabrizio Machado Pereira, destacaram o evento como uma oportunidade para que os jovens definam futuras profissões.

“É um festival onde estudantes que já estão em formação enfrentam desafios com base no que aprendem em sala de aula, mas também para quem se prepara para o mercado de trabalho”, observa Fabrizio. “A indústria 4.0 já é uma realidade e ela traz inovações para as quais todos devemos estar preparados”, completou Gilberto Seleme.

A programação completa do Universo #VemFazer pode ser conferida em https://fiesc.com.br/pt-br/universo-vem-fazer-sesi-senai-empresas. Informações pelo telefone (47) 3372-9436.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger