Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mais de 1.400 espécies da fauna e da flora brasileira são identificadas em áreas de conservação da Klabin em Santa Catarina

Divulgação/Klabin

Por: Pedro Leal

04/06/2025 - 14:06 - Atualizada em: 04/06/2025 - 14:55

A Klabin, por meio de sua gestão em florestas plantadas e nativas, aplica práticas de proteção à biodiversidade e de manutenção de mananciais que têm trazido contribuições importantes à preservação do meio ambiente. Como resultado, 897 espécies da flora nativa e 563 espécies de animais já foram identificadas nas áreas da Companhia em Santa Catarina, desde 2008, quando os levantamentos começaram. Além disso, mais de 6 mil quilômetros de rios e mais de 10 mil nascentes do estado são protegidos pela empresa, contribuindo para o abastecimento hídrico da região. Os dados fazem parte do Resumo Público de Santa Catarina de 2025.

Especialistas defendem reconhecimento de saberes informais na educação de adultos

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Somos reconhecidos por nossa atuação sustentável, nossas florestas estão entre as mais produtivas do mundo e, por meio do manejo em mosaico, conseguimos contribuir para a proteção dos recursos naturais”, comenta o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Júlio Nogueira.

O Resumo Público apresenta os esforços da Companhia pelo manejo adequado em suas florestas nativas e plantadas, trazendo também informações sobre as ações socioambientais direcionadas para a sustentabilidade. A área florestal da Klabin em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul soma cerca de 153 mil hectares, distribuídos entre 42 municípios catarinenses, além de 11 cidades sul-rio-grandenses. Desta área, mais de 72 mil hectares correspondem a matas nativas conservadas. O restante abriga florestas plantadas de pínus e eucalipto, que abastecem a produção de celulose, papéis e embalagens da Companhia.

Feira do Mel começa em Floripa com mais de 300 produtores

Neste contexto, diversos componentes do manejo florestal são estudados para garantir a sustentabilidade das florestas de forma ordenada. Na silvicultura, englobam o preparo do terreno, com operações em prol da conservação dos solos e dos recursos hídricos; o plantio das mudas; o controle de pragas e as adubações seguindo as normas técnicas vigentes. Já na colheita, a biomassa – material vegetal não aproveitável – é processada e encaminhada à fábrica, tornando-se combustível renovável para as fábricas por meio da geração de vapor. Ou seja, além de fortalecer a matriz de energia sustentável, o uso da biomassa fortalece a circularidade nos processos internos da empresa.

Ainda no Resumo Público é possível conhecer mais sobre os projetos socioambientais conduzidos e apoiados pela Klabin nas comunidades em que está inserida. Os Programas de Fomento Florestal, Certificação para produtores rurais e apicultores, por exemplo, são algumas das ações voltadas à população. Também por meio do Klabin Transforma, a Companhia promove projetos como o Caiubi, Matas Legais e Matas Sociais.

“Investimos continuamente no desenvolvimento das comunidades vizinhas às nossas operações florestais e industriais, para que toda a população possa beneficiar-se destas iniciativas de fomento à economia local, desenvolvidas por meio de atividades relacionadas à educação ambiental, cultura e cidadania”, conclui Nogueira.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).