54% dos bares e restaurantes de Santa Catarina – pouco mais da metade dos estabelecimentos – operou sem lucros e quase um cinco – 19% – operaram no prejuízo em maio deste ano, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
A pesquisa indicou que apenas 35% do setor esteve em equilíbrio no período e apenas 46% dos negócios tiveram lucro. O índice, segundo a entidade, é considerado pequeno e “preocupante”.
Muitos estabelecimentos ainda não se recuperam dos danos da pandemia e não tem conseguido uma boa margem de lucro em meio ao aumento de preço de diversos insumos, afirma a presidente da Abrasel em SC, Juliana Mota.
Ela adiciona que o setor tem se preocupado com a discussão acerca do aumento das alíquotas para bebidas açucaradas – que são muito consumidas em bares e restaurantes
Em dados:
- 54% das empresas operaram sem lucro (sendo 19% em prejuízo e apenas 35% em equilíbrio);
- 46% dos bares e restaurantes em SC lucraram;
- Comparando ao mês anterior, 51% dos empreendimentos teve faturamento superior, 21% se manteve e 28% registrou queda;
- 43% dos empreendimentos não conseguiram aumentar os preços no último ano, 40% reajustou conforme ou abaixo da inflação e 17% conseguiu reajustar os preços acima.
- 43% dos empresários estão com dívidas em atraso, sendo: 89% devem impostos federais, 64% impostos estaduais, 32% encargos trabalhistas/previdenciários, 32% serviços públicos (como água, luz, gás, telefone), 25% taxas municipais, 21% fornecedores de equipamentos e serviços, 18% fornecedores de insumos (alimentos, bebidas), 18% devem aluguel, 18% empréstimos bancários e 4% devem aos empregados.