A WEG desenvolve equipamentos que impulsionam o crescimento do setor elétrico no país, entre eles estão as turbinas que são fabricadas de maneira exclusiva, de acordo com a queda e a vazão disponíveis, buscando sempre a melhor eficiência sem deixar de lado o equilíbrio financeiro do projeto.

Com isso em mente, o Grupo Amper, que atua em diversos segmentos, contratou a WEG para a ampliação de uma de suas três PCHs, a PCH Braço do Norte II, com queda líquida de 23,13 m e vazão unitária de 27,83 m³/s, localizada em Guarantã do Norte, estado do Mato Grosso.

Para este projeto a WEG forneceu a maior turbina Francis dupla já fabricada, com potência de 5.689 kW, uma altura de caixa espiral de 7.138 mm, comprimento total do eixo de 8.900 mm e um comprimento entre centros de mancais de 8.000 mm. Além da turbina, também fez parte do escopo o hidrogerador da linha S (carcaça 1120 e potência 6.155 kVA) e todo pacote elétrico para geração de energia elétrica da usina. Com a entrada deste novo conjunto, a PCH Braço do Norte II terá uma capacidade de potência instalada de 15,3 MW e contribuirá com o abastecimento de energia da região.

As soluções WEG em geração hidrelétrica são desenvolvidas utilizando-se os mais modernos softwares disponíveis no mercado e, na fabricação, são utilizados equipamentos com tecnologia de ponta. Este projeto merece destaque ainda pela grandeza dos componentes e complexidade da fabricação, montagem e ensaios. A execução só foi possível porque a WEG reúne capacidade produtiva, know-how tecnológico e expertise de engenharia na produção desse tipo de equipamento.