Lunelli promove Walk the Talk, evento que discute ESG, transparência e colaboração

Divulgação/Lunelli

Por: Pedro Leal

20/09/2023 - 10:09 - Atualizada em: 20/09/2023 - 10:30

A Lunelli, indústria têxtil catarinense com mais de 40 anos de atuação, anunciou uma série de eventos em diferentes cidades para apoiar o seu trabalho em ESG e agregar seus clientes, fornecedores e interessados em debates que envolvem temas fundamentais desta agenda.

Os encontros farão parte da série Walk the Talk, que tem início nesta quarta-feira, dia 20, em Jaraguá do Sul, com a missão de, também, reafirmar o posicionamento da Lunelli no que se refere a atitudes responsáveis, consolidando uma cultura de transparência e colaboração, onde cada participação contribui para a construção de um futuro mais sustentável.

O termo ESG, tema do evento como um todo, vem sendo amplamente utilizado para se referir a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa e de investimento, que se atentam a critérios de sustentabilidade – e não se baseiam apenas no crescimento financeiro. Assim, sabendo da importância que possuem frente às comunidades e sociedades onde atuam, muitas organizações se mobilizaram recentemente em benefício de ações que reforçam essas boas práticas de sustentabilidade, e a Lunelli é um exemplo delas.

No início de 2023, a companhia promoveu um trabalho de escuta e engajamento das partes interessadas para a revisão da Matriz de Materialidade e Análise de Tendências e Benchmarking. Dessa maneira, junto ainda da análise das Diretrizes e Diagnóstico da Lunelli, a Estratégia ESG da empresa passou a ser revisada e potencializada. A partir desse movimento nasceram os tópicos que serão abordados em cada debate do Walk The Talk, por meio de encontros, divididos em painéis.

No primeiro deles, entra em cena o assunto “Governança – As boas práticas e o papel das empresas para integridade, transparência e gestão de stakeholders”. E, para falar sobre Governança, nada melhor do que contar com profissionais experientes. Por isso, estarão presentes neste debate Viviane Cecilia Lunelli, presidente da Lunelli, Cristiano José Ribeiro dos Santos, sócio-diretor da Martinelli Auditores, Jéssica Valdez, responsável pela Coordenação Jurídica & Compliance da Capricórnio Têxtil, além de Zélia Breithaupt Janssen, que é consultora especialista em Carreira e Governança para Empresas Familiares e membro da Coordenação do IBGC/SC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

De acordo com a presidente da companhia, Viviane Cecília Lunelli, o Walk the Talk vem para destacar de que forma a transparência e a responsabilidade atuam em prol do crescimento sustentável. “Por meio da série, queremos demonstrar o impacto positivo permitido pelas práticas de ESG, bem como proporcionar um espaço valioso para debates de alto nível sobre os temas mais relevantes dessa agenda”, justifica.

Cabe ressaltar que o painel desta quarta-feira será das 18h às 20h30, na ACIJS (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul). Outro detalhe deste encontro é que ele acontecerá de forma híbrida – presencial e online -, com acesso gratuito e vagas limitadas para o modo presencial. As inscrições para o modo presencial poderão ser realizadas através do link https://bit.ly/3s9wI94 . Lembrando que a participação de modo online dispensa inscrições. Basta acessar: https://youtube.com/live/K5AU7m27H4k?feature=share .

Na sequência de eventos, a série Walk the Talk continua em outras datas e cidades. No dia 5 de outubro é em São Paulo (SP) que o segundo painel ganha espaço, com o título “Ecossistema – Boas práticas para gestão ambiental e menor impacto”. Há, do mesmo modo, um terceiro painel no dia 1, em Maracanaú (CE). O tema será “Social Externo – Relação da indústria com a comunidade e o investimento social”. E, por fim, o debate intitulado “Social Interno – Boas práticas para um excelente lugar para se trabalhar” será sediado em Curitiba ( PR), no dia 31/10.