Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lunelli conquista Certificação Sistema B e reforça seu papel de liderança em sustentabilidade no setor têxtil brasileiro

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

14/10/2025 - 14:10 - Atualizada em: 14/10/2025 - 14:41

A Lunelli, uma das maiores referências do mercado da moda no Brasil, com 44 anos de atuação, acaba de alcançar um marco significativo em sua trajetória: a Certificação Sistema B. O selo atesta o compromisso da companhia com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade corporativa.

A empresa catarinense, gestora das marcas Lunender, Lunelli Malhas e Tecidos, Lez a Lez, Alakazoo, Hangar 33, Fico e Vila Flor, celebra a entrada em um movimento global de negócios que buscam ser uma força para o bem.

A conquista é reflexo direto da visão de sustentabilidade da Lunelli de “fazer moda com significado que promova impacto positivo no mundo e para todos”, uma filosofia que guia a empresa desde o início de sua história. Seu modelo de negócio integra toda a cadeia produtiva, com forte compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social. Reconhecida pelo bem-estar interno, desenvolvimento comunitário e respeito à diversidade, a companhia adota práticas de eficiência e processos de menor impacto na moda, como o uso de algodão BCI, viscose responsável, programas de inclusão, eficiência energética e participação no Pacto Global da ONU, transformando valores em ações que refletem positivamente na moda e na sociedade.

Vale lembrar que a Certificação Sistema B, administrada pela organização sem fins lucrativos B Lab e pelo Sistema B no Brasil, avaliou a performance da Lunelli em cinco áreas de impacto: Governança, Trabalhadores, Comunidade, Meio Ambiente e Clientes. Essa abordagem diferencia a certificação de outras, porque abrange todos os aspectos do negócio. No mundo, são apenas 18 empresas de moda e vestuário com mais de mil colaboradores certificadas B. No Brasil, a Lunelli é o segundo grupo do setor têxtil com mais de mil colaboradores a obter a certificação.

“Passamos a fazer parte de um seleto grupo, que integra um movimento global de transformação, composto por negócios que colocam as pessoas e o planeta no centro das decisões, e que atuam de forma colaborativa para gerar impacto positivo e duradouro. Essa conquista só é possível porque temos um time que acredita e atua com intenção. Que cria e faz Moda com Significado todos os dias” afirma Viviane Cecilia Lunelli, Presidente da Lunelli. “E ainda, junto com fornecedores, parceiros e clientes que, assim como nós, acreditam na força da construção coletiva e na evolução contínua do nosso setor”, acrescenta.

Desse modo, o processo de avaliação da empresa revelou seu alinhamento com os princípios do movimento B, que foram traduzidos internamente em um modelo de gestão baseado na sustentabilidade corporativa e nos princípios ESG. O selo concedido, portanto, reconhece o trabalho desenvolvido pela organização para o alcance da sustentabilidade econômica, geração de emprego e renda e produção com menor impacto ambiental, com resultados expressivos, como o faturamento de R$ 1,6 bilhão em 2024 e a produção de 26,5 milhões de peças. Além disso, o selo também comprova que esse sucesso gera impacto positivo.

No pilar social, a Lunelli se destaca por suas políticas internas, como o Programa de Conquista de Resultados (PCR) e Prêmio de Produção. A empresa também promove educação financeira, com iniciativas como o LunelliPrev, um plano de previdência complementar, além do cuidado com as pessoas por meio de programas de saúde, segurança e bem-estar.

No âmbito ambiental, a companhia é reconhecida por sua gestão responsável, com a certificação ISO 14001 nas unidades de beneficiamento têxtil no Brasil e no Paraguai, e por seus processos ecoeficientes, como sua estamparia digital, a maior do Brasil, que reduzem o consumo de água e energia na produção. Assim, a Lunelli se destaca por suas práticas de sustentabilidade ambiental, produzindo 15,4 mil toneladas de malhas e 7,9 milhões de metros de tecidos estampados digitalmente. A organização trabalha, ainda, na melhoria contínua de sua cadeia de valor, incluindo fornecedores e parceiros, para assegurar que as boas práticas se estendam além de suas operações diretas.

Com a grata notícia da certificação recebida, a Lunelli agora se junta a uma seleção de cerca de 560 empresas no Brasil e 100 no Paraguai. A raridade do selo Sistema B na realidade empresarial brasileira posiciona a Lunelli como um exemplo de que é possível crescer economicamente enquanto se constrói um futuro mais inclusivo, equitativo e sustentável para todos.

Para ter acesso a mais informações sobre as iniciativas que levaram a Lunelli a este marco, basta acessar o Relatório de Sustentabilidade 2024 completo, disponível no site: http://www.lunelli.com.br

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).