Com a menor taxa de desemprego e a quarta maior participação no produto interno (PIB), a indústria de Santa Catarina foi tema de encontro promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina (Lide SC) nesta quarta (6), em Florianópolis. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, destacou os principais diferenciais do setor, que movimenta a sexta maior economia do país e emprega mais de 804 mil trabalhadores.

Glauco José Côrte, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, assinou a abertura assumindo a liderança da nova vertical temática Indústria, do Lide. "A base da indústria competitiva está nas pessoas e na educação", destacou.

O objetivo de Côrte à frente da vertical será de contribuir com discussões sobre a relevância do setor para um projeto de desenvolvimento socioeconômico do país, além de pautas relativas à inovação, transformação tecnológica, melhores práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança, e a jornada de competitividade e agregação de valor da indústria catarinense.

As tendências e oportunidades para a economia do Estado, bem como as iniciativas do LIDE SC foram abordadas pelos painelistas Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc, Everton Goedert, CEO do Goedert Group, e Juliano Custódio, CEO da EQI Investimentos.

Aguiar apresentou dados robustos que mostram a indústria como principal fonte de receita de empregabilidade do Estado. "Temos no Estado um empresariado muito resiliente e empreendedor, então é muito importante a iniciativa do Lide, que traz esse universo para debater informações que nos ajudam a subir ainda mais de patamar", disse.

Custódio reforçou que quanto mais desenvolvido é o Estado, mais desenvolvido será o seu mercado de capitais. O ESG também foi amplamente abordado no fórum. Segundo Goedert, "a força do DNA das empresas catarinenses é pilar fundamental para a implantação da cultura ESG".

Também foi anunciada pelo presidente da entidade, Delton Batista, a criação do Comitê pela Inovação Industrial Aplicada, que terá curadoria da empresa i3C Soluções e reunirá líderes dos projetos de inovação nas empresas para buscar as melhores práticas e disseminação de conhecimento, com foco na produtividade e lançamento de novos produtos e serviços.

“Este evento reforça o tom da representatividade do LIDE e mostra que a economia diversificada do Estado é um dos fundamentos que permitem sonhar e realizar crescimentos ainda maiores das empresas e marcas catarinenses”, finaliza Batista.