Equipamento único nas incubadoras e nos Centros de Inovação de Santa Catarina, o Laboratório de Eletroeletrônica instalado dentro do JaraguaTec – o núcleo de inovação tecnológica do Novale Hub – recebeu novos equipamentos adquiridos recentemente.
Com as novas ferramentas, incluindo uma impressora 3D para ser utilizada pelas empresas incubadas, a estrutura jaraguaense reforça sua importância para o desenvolvimento de novos produtos pelas startups instaladas no local.
Segundo o diretor de fomento e inovação e coordenador da incubadora JaraguaTec, Prof. Victor Alberto Danich, mais de R$ 100 mil foram investidos em uma nova parafusadeira e uma nova serra tico-tico – ambas com qualidade industrial – além da impressora 3D e demais equipamentos e softwares. Os recursos vieram pelo edital 24/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que permite a adequação tanto de infraestrutura quanto do processo de gestão.
“Essas aquisições colocam nosso laboratório em condição muito peculiar no estado, com ampla possibilidade de testes e ajustes por parte das empresas que o utilizam”, destacou Danich, apontando que a impressora 3D será útil, por exemplo, na modelagem de projetos que poderão ser fabricados com o apoio das empresas incubadas. Ele ainda lembra que a estrutura pode ser compartilhada entre os demais Centros de Inovação, fortalecendo a Rede Catarinense de Inovação e os negócios envolvidos.
A incubadora JaraguaTec, que hoje atua dentro da estrutura do Novale Hub, começou a operar na região em 2004, sendo transferida ao Centro de Inovação em 2020. A estrutura proporciona condições de desenvolvimento às micro e pequenas empresas incubadas ou residentes, garantindo a execução de projetos e a gestação adequada para empresas antes da entrada efetiva no mercado.