A Prefeitura de Joinville abriu inscrições para seis cursos de qualificação profissional gratuitos nesta quarta-feira (27). Os cursos são de cuidador de idoso, cuidador infantil, manicure e pedicure, corte e costura industrial, Libras e alemão, e serão oferecidos em diferentes polos de educação da cidade.

As inscrições ocorrem até 13 de maio, e as aulas iniciam em 16 de maio. O curso é promovido pela Secretaria de Educação, por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-FIC/ Novos Caminhos).

Todos os cursos estão disponíveis para matrículas de alunos com 15 anos de idade ou mais. Para realizar a pré-matrícula é necessário apresentar documentação, presencialmente, conforme o edital publicado no site da Prefeitura.

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. A prioridade é para pessoas que sejam usuárias do Cadastro Único para Programas Sociais, trabalhadores e estudantes. No mesmo link, o aluno encontra informações sobre a carga horária e dias que serão realizados os cursos.

Cursos facilitam acesso ao mercado de trabalho

O curso de cuidador infantil capacita o profissional para cuidar da higiene, conforto e alimentação de crianças de zero a seis anos.

Após obter a certificação, o aluno poderá atuar em ambientes domésticos e em empresas especializadas no cuidado à criança, zelando pela integridade física, prestando primeiros socorros e promovendo atividades de entretenimento e de desenvolvimento infantil.

Para o cuidador de idoso, a qualificação é para realizar atendimento humanizado ao paciente e o contato com seus familiares e a equipe multiprofissional, além de atuar na higiene e conforto do adulto idoso em ambientes domésticos e em organizações.

O curso de manicure e pedicure oferece aulas teóricas e práticas básicas para o desempenho deste trabalho com diferentes técnicas e com segurança.

Nas aulas de corte e costura industrial os alunos serão capacitados para atuar em confecções e receberão conhecimento dos diferentes tipos de máquinas de costura industrial e dos materiais.

Os alunos que participarem do curso de Libras para iniciantes serão qualificados à introdução de interpretação da Língua Brasileira de Sinais.

Com a formação completa é possível atuar tanto em instituições educacionais como creches, escolas de ensino fundamental e médio e universidades, quanto nos setores público, político, midiático e empresarial.

O curso de alemão também é para iniciantes e tem como objetivo proporcionar noções básicas e viabilizar a comunicação no idioma. O profissional poderá atuar em diversas organizações, como a área de turismo (hotelaria e gastronomia) e de educação.

Confira a lista de cursos e os locais onde serão oferecidos:

- Casa Brasil Sul
Curso oferecidos: Libras e Cuidador Infantil
Rua: Júlia Teixeira Delmonego, 120, João Costa
Telefone: (47) 3466-2436
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

- Casa Brasil Nordeste
Cursos oferecidos: Manicure e Pedicure
Rua: Helena Casagrande Ramos, 1218, Aventureiro
Telefone: (47) 3425-3036
Atendimento: segunda a quinta-feira, das 8h às 17h30; e sexta-feira, das 8 às 13 horas

- Escola Têxtil Hermann August Lepper
Curso oferecido: Corte e Costura Industrial
Rua: Albano Schmidt, 4650, Iririú
Telefone: (47) 3434-1616
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas

- Cespi - Centro Educacional e Social de Pirabeiraba Vereador Eugênio Gil
Curso oferecido: Corte e Costura Industrial
Rua: Joinville, 13.500, Pirabeiraba
Telefone: (47) 3424-1633
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

- Escola Municipal de Saúde
Curso oferecido: Cuidador de idoso
Rua Iririú, 2475, Iririú
Telefone: (47) 3425-0114
Atendimento: segunda a sexta, das 7h30 às 22h30

- Escola Municipal Valentim João da Rocha
Curso oferecido: Alemão
Rua Quinze de Novembro, 7030, Vila Nova
Telefone: (47) 3439-0151
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas