Joinville oferece 1,4 mil vagas em programa gratuito de qualificação profissional

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

25/02/2022 - 15:02 - Atualizada em: 25/02/2022 - 17:54

O programa Joinville Emprega+ começará o cadastro das pessoas interessadas em uma das 1,4 mil vagas em cursos de qualificação profissional.

A iniciativa envolve a Prefeitura de Joinville, Acij e Fiesc e tem o objetivo de preparar quem está sem carteira assinada há pelo menos um ano ou está na informalidade e quer retornar ao mercado de trabalho formal.

 

 

O investimento em cada vaga é garantido pela Prefeitura (60%), pelo Senai (20%) e pelas empresas parceiras (20%).

Para oferecer mais informações sobre como se candidatar aos cursos de qualificação, serão realizados quatro eventos denominados Feirão do Emprego.

Nesses eventos, promovidos em escolas de quatro bairros da cidade, os alunos conhecerão os cursos e as turmas do primeiro ciclo e poderão fazer sua pré-inscrição. As empresas apoiadoras também estarão presentes para conversar com os candidatos sobre as oportunidades disponíveis.

Os dois primeiros feirões serão realizados dia 5 de março. Pela manhã será na Escola Municipal Professora Laura Andrade, no bairro Iririú, e à tarde, na Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, no bairro Jardim Paraíso.

No dia 12 de março acontecem mais dois feirões, na Escola Municipal de Jovens e Adultos (antigo Cesita), no bairro Itaum, e na Escola Municipal Prefeito Joaquim Félix Moreira, no Paranaguamirim. As inscrições para os cursos também poderão ser feitas online a partir do dia 5 de março.

“Joinville reúne as melhores condições para o desenvolvimento de empreendimentos e investimentos em novos projetos das empresas. Hoje a demanda apontada pelo setor industrial é a qualificação de mão de obra. Por isso, a Prefeitura está investindo neste programa que vai preparar quem hoje mora na nossa cidade e está em busca de uma qualificação, além das novas gerações”, afirmou o secretário Marcel Virmond, da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Joinville.

Foco social e econômico

Após os eventos, a equipe do Programa Joinville Emprega+ selecionará os candidatos, montará as turmas e organizará o início das aulas do primeiro ciclo do programa.

A capacitação será gratuita e as aulas serão realizadas a partir de 28 março em escolas públicas dos bairros que registram maior número de pessoas em busca de um emprego formal.

O programa

O programa Joinville Emprega+ tem origem em pesquisa sobre empregabilidade de Joinville divulgada em agosto do ano passado.

Conforme o levantamento, o número de desempregados é próximo do total de vagas que ainda não foram preenchidas por falta de qualificação adequada dos candidatos.

Feirão do Emprego

Dia 05/03, das 9h às 12h
Local: Escola Municipal Professora Laura Andrade – Rua Sen. Rodrigo Lôbo, 1140 – Jardim Iririú

Dia 05/03, das 14h às 17h
Local: Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi – Av. Júpiter, 839 – Jardim Paraíso

Dia 12/03, das 9h às 12h
Local: Escola Municipal de Jovens e Adultos (antigo Cesita) – Rua Monsenhor Gercino, 1040 – Itaum

Dia 12/03, das 14h às 17h
Local: Escola Municipal Prefeito Joaquim Félix Moreira – Rua Paranaguamirim, 333 – Paranaguamirim

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp