A cidade de Joinville, maior economia de Santa Catarina e terceira da região Sul, referência em qualidade de vida, reconhecida pelo alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e pelo elevado desempenho na educação, é, também, um exponencial destino do turismo de negócios e eventos, em âmbito nacional.
“A pujança econômica, o foco em inovação e tecnologia, a cultura efervescente, além das belezas naturais que vão da serra ao mar, colocam Joinville em evidência em diversas áreas, e isso também se reflete no setor de eventos que se mantém aquecido e em crescimento”, avalia Luciano Coradi, diretor da Expoville, maior centro de exposições e convenções da cidade.
Em 2025, a Expoville sediou 156 eventos e mais de 600 mil pessoas circularam pelos pavilhões e espaços do centro de convenções. Em relação ao ano anterior, destacaram-se os eventos de caráter técnico e de aprendizagem, como palestras, cursos e seminários.
“Alguns desses são itinerantes, mas outros têm potencial para se instalar em Joinville”, afirma Coradi.
Nesses segmentos, pode-se destacar o Digesul – Congresso Sul-Brasileiro de Doenças Digestivas 2025, que marcou o retorno dos eventos da área médica para Joinville, após a pandemia. Participaram cerca de 500 profissionais das áreas de gastroenteorologia, endoscopia, hepatologia, colocoproctolgia, cirurgia digestiva, entre outros.
Também ocorreram na Expoville o 2º Seminário Sul Brasileiro de Qualidade do Ar Interno, organizado pelo CEAJ – Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville e considerado um dos principais eventos sobre a importância da climatização e saúde ambiental em ambientes internos; o 7º Fórum TCE Educação – Gestão e Boas Práticas, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina; o Empreende Joinville, promovido pelo Sebrae; e o I Salão Laelia purpurata, assinado pela AJAO (Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas) e voltado a discussões científicas, durante a programação da 85ª Festa das Flores de Joinville.
Boas expectativas para 2026
Por sua infraestrutura, localização estratégica e versatilidade, a Expoville atende a eventos de todos os segmentos, portes e formatos.
Ainda em 2025, setores como turismo, negócios, indústria, metalurgia, móveis, varejo, construção civil, imobiliário, automotivo, esportes, games, além de cultura e entretenimento, também movimentaram e atraíram para a Expoville expositores e visitantes de diversas regiões do país e também do exterior.
De acordo com Luciano Coradi, o cenário positivo deve se manter em 2026: “A expectativa é muito boa, nosso planejamento é manter essa boa fase com crescimento no número de eventos e público circulando nas nossas estruturas. Nosso objetivo é nos consolidarmos como destino competitivo para o setor de Congressos Técnicos Científicos”.
Entre os eventos já confirmados para este ano, um dos destaques é a Interplast – Feira e Congresso da Tecnologia do Plástico, que vai receber 30 mil visitantes profissionais, vindos de mais de 150 cidades e 26 países, para conhecer as 400 marcas expositoras. A feira ocorre de 25 a 28 de agosto e deve ser um dos mais importantes eventos do Estado de Santa Catarina, neste ano.
Além disso, eventos já consagrados no calendário como a Expogestão, de 19 a 21 de maio; o Meeting Comex, maior evento de Comércio Exterior do Sul do Brasil, nos dias 22 e 23 de setembro; e novas edições da SupeXP, Sakura Matsuri e a 86ª Festa das Flores, também irão movimentar a Expoville e atrair visitantes para a cidade.
Uma das novidades para este ano é o Select Car Meet. Nos dias 4 e 5 de abril, os aficionados por carros poderão viver intensamente a cultura automotiva. Além da exposição de carros, o público vai assistir a shows de manobras e velocidade, conhecer marcas do setor, projetos autorais e, até mesmo, ter a chance de viver uma experiência de muita adrenalina, a bordo da carona radical ao lado de pilotos profissionais.
Já na área de desenvolvimento pessoal, estão confirmados os palestrantes Paulo Vieira, criador do Método CIS, e o empresário e treinador Wendell Carvalho.
Investimento em infraestrutura e promoção turística
Atenta às demandas do mercado e com compromisso de oferecer o melhor aos clientes, a Expoville está em constante evolução e investe de forma permanente em melhorias na sua infraestrutura.
O principal investimento realizado no ano passado foi a reforma do telhado do pavilhão de exposições. Realizada pela Prefeitura de Joinville, com investimento de R$ 2 milhões, a obra eliminou problemas de goteira e melhorou o conforto térmico do pavilhão.
Um dos diferenciais da obra foi a utilização de um recurso inovador, cuja técnica consistiu na colocação de uma cobertura sobre o telhado já existente, sem afetar a estrutura interna.
“Graças a esse método, a obra pôde ser realizada com segurança, sem interferir nos eventos que ocorreram durante o período dos trabalhos”, explica Luciano.
Além da reforma do telhado, houve ampliação e modernização dos equipamentos de climatização, instalação de estações de recarga para carros elétricos e modernização das sinalizações com implantação de painéis de LED nas áreas interna e externa.
Com foco na promoção turística de Joinville, a Expoville participou de diversas ações junto com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) e outras entidades nacionais ligadas ao setor de eventos.
“Estivemos presentes em feiras e eventos ligados ao desenvolvimento do setor, participamos da captação de eventos em todo o estado de Santa Catarina e em grandes capitais como São Paulo, Curitiba, Brasília e Fortaleza”, completa Luciano Coradi.
Como estratégias para este ano, o diretor da Expoville conclui: “Assim como Joinville cresce como destino de eventos, a Expoville está cada vez mais preparada para atender ao setor e contribuir para o desenvolvimento do turismo da nossa cidade”.