Joinville adere à instalação de Smart Tour e lança turismo interativo

Por: Pedro Leal

05/10/2021 - 13:10 - Atualizada em: 05/10/2021 - 13:12

Com o objetivo de interagir com quem visita Joinville e ao mesmo tempo gerar dados para ampliar o número de turistas na cidade, cinco pontos de destaque recebem nos próximos dias equipamentos do Smart Tour. A iniciativa faz parte da ação “Cidade Empreendedora”, um projeto do Sebrae em parceria com a Prefeitura. O período do 38º Festival de Dança foi o escolhido para o grande lançamento, uma vez que milhares de pessoas devem visitar o município até o próximo dia 15 de outubro.

Trata-se do projeto Rotas turísticas inteligentes, que possibilita ao turista saber mais sobre determinado município sem precisar realizar buscas na internet. Para isso, basta baixar o aplicativo TagCity em seu smartphone, habilitar o bluetooth, em até 70 metros de determinado atrativo, os beacons estabelecidos irão passar as informações necessárias e sugestões conforme suas necessidades. Há a possibilidade também de fazer a leitura do QR Code nas placas de sinalização presente nos locais sem necessidade de uso de App, utilizando apenas a câmera do smartphone.

“O Smart Tour Brasil, é uma ferramenta de fácil acesso, que fomenta a visitação e ainda proporciona amplo retorno de maneira ágil para o setor público. Pois, os dados gerados são recebidos simultaneamente pelos gestores” afirma Jaime A. Dias Junior, gerente regional do Sebrae/SC.

“A intenção é de que o visitante se divirta ao conhecer nossos pontos turísticos, pois além de receber informações sobre o local, será incentivado a prosseguir para a próxima parada”, explica Francine Olsen diretora executiva da Secretaria de Cultura. Ela enfatiza ainda, que ao baixar o aplicativo, o usuário responde a um questionário e esses dados servirão de base para que o município conheça o perfil de quem esteve ali e assim amplie os serviços já existentes, ou faça alterações para motivar ainda mais a visitação.

Pontos de instalação do Smart Tour:

  • Pórtico da XV – principal entrada da cidade.
  • Quadra Cultural – atual Cemitério do Imigrante.
  • Trilha do Patrimônio – Rua das Palmeiras.
  • Rota da Dança – Centreventos Cau Hansen.
  • Turismo Náutico – Parque Porta do Mar “Marino de Oliveira”.