Em elaboração desde 2014, o Programa de Desenvolvimento de Santa Catarina (PDIC) da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) apresentou nesta semana aos prefeitos da região da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu o seu "Masterplan", o terceiro grande estudo divulgado dentro do programa, apontando entraves e prioridades para garantir o desenvolvimento da indústria catarinense.

Segundo o vice-presidente da entidade para o Vale do Itapocu, Célio Bayer, a ideia do plano é, partindo de indicadores econômicos e de projeções para o futuro, indicar aos municípios um caminho para o futuro de sua matriz econômica. "A ideia não é mudar a matriz dos municípios, é importante destacar isto, mas fortalecer o que já existe de forma a garantir o crescimento", frisa.

O empresário destaca que alguns municípios já tem demonstrado empenho em planejar para o futuro, destacando o caso do plano de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) de Schroeder.

"É importante que tenhamos estas iniciativas, para pensar as necessidades de forma antecipada, como por exemplo a reserva de terreno para onde se sabe que serão necessárias obras no futuro e os tipos de empresas que tem potencial", explica.

De acordo com o industrial, antecipar necessidades e metas pode reduzir consideravelmente os custos e evitar problemas futuros, como ocupação desordenada e indenizações elevadas.

Um exemplo de grande potencial que precisa ser antecipado, afirma, está nos bairros João Pessoa e Santa Luzia, com o novo traçado da BR-280.

"Isto traz um grande potencial para a região, não só para Jaraguá do Sul, como para os vizinhos, mas precisa ser planejado corretamente, ver como podemos agregar valor e crescer de forma sustentável", diz.

Bayer ressalta que há grande potencial de crescimento para muitas empresas na região.

"Temos uma força muito grande na indústria têxtil, elétrica  e metal mecânica. Schroeder tem crescido muito como prestadora de serviços, enquanto Guaramirim tem despontado na indústria têxtil. Temos que explorar isso", diz.