O trabalho desenvolvido por empreendedores catarinenses ofereceu soluções que baratearam em até 60% os custos de empresas com ligações telefônicas. O profissional de Tecnologia da Informação Guilherme Daleffe, que é de Jaraguá do Sul, começou a desenvolver soluções técnicas no segmento no fim de 2012 e se prepara para apresentar avanços para outros setores, como o desenvolvimento de portaria remota para condomínios que diminui os gastos na mesma proporção e inovações para companhias que monitoram alarmes de segurança.
Na telefonia, a solução veio com uma central telefônica que proporciona a realizações de ligações pelo computador para telefones fixos e celulares e ainda identifica a operadora de quem irá receber o telefone, permitindo com que o sistema faça a ligação através da mesma operadora e torne o serviço mais barato. “Temos parcerias com empresas que fazem a análise de consumo e identifica o que pode ser feito”, explica Daleffe. A solução já foi aplicada em empresas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e até conta com centrais nos Estados Unidos e na Austrália. A empresa está incubada atualmente no Núcleo de Inovação e Pesquisa Tecnológica JaraguaTec.
As soluções começaram a ser oferecidas a empresas de Jaraguá do Sul por uma empresa que comercializa os serviços. A expectativa é apresentar a redução nos custos em uma época de crise econômica, em que aumentar a eficiência da empresa se torna essencial, afirma o empreendedor.