Jaraguá do Sul terá uma Central do Empreendedor para auxiliar pequenos e médios empresários

Foto Freepik

Por: Pedro Leal

03/06/2020 - 09:06 - Atualizada em: 03/06/2020 - 09:15

A Prefeitura de Jaraguá do Sul anunciou nesta semana a implementação de uma estrutura de apoio para pequenas e médias empresas e facilitar seu contato com grandes investidores.

Sob o nome de “Central do Empreendedor”, a unidade funcionará no Centro Administrativo Municipal, na Barra do Rio Molha. A previsão é que a unidade entre em operação ainda no mês de junho

A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Neivor Bussolaro.

Ao lado do diretor da pasta, Ricardo Amádio, o secretário explica que esta é mais uma iniciativa da atual gestão para auxiliar o setor produtivo em um momento em que a economia sofre retração por conta da pandemia do novo coronavírus covid-19.

Com outros programas municipais que priorizam o atendimento online, como o Jaraguá 5.0, a Central do Empreendedor pretende propiciar uma assistência mais presencial e personalizada.

“Será a porta de entrada das pessoas que querem empreender em Jaraguá do Sul e ajudem nossa cidade a continuar se movimentando neste difícil momento que estamos passando”, defende Bussolaro.

Como funciona a central

Amádio acrescenta que o objetivo da Central será orientar e facilitar a abertura de empresas e agilizar o encaminhamento de documentos.

“Inicialmente haverá duas funcionárias capacitadas para atender todas as necessidades do empreendedor. Tirando dúvidas, fazendo triagem de documentos e encaminhamentos, fazendo a intermediação quando houver alguma questão mais complicada”, explica.

“O empreendedor chegando à sala, sendo ele tanto de fora como do nosso município, será atendido de forma personalizada. A ideia é que não saiam daqui antes de ter seu problema, no mínimo, bem encaminhado”, completa.

Bussolaro destaca que a Central, que deve entrar em atividade ainda em junho, também pretende, entre outros fatores, reduzir o tempo da abertura de empresas de médio e alto risco.

“Estamos trabalhando desde o início da gestão na desburocratização onde a gente percebia a angústia de quem queria investir em Jaraguá, mas sempre tinha as suas dificuldades para abrir sua empresa. Havia muitos gargalos. Então, em parcerias com outras secretarias montamos um grupo denominado PróEmpresa e iniciamos uma mudança profunda de procedimentos e cultura”, comenta.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul