A 13ª edição do JEDI – Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação será realizada de forma inédita na cidade de Jaraguá do Sul. Com uma metodologia diferenciada, o evento está com inscrições abertas até o dia 8 de setembro. A jornada, por sua vez, acontecerá entre os dias 13 a 22 de setembro, com parte das atividades presenciais no espaço do Novale Hub – Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, e também on-line. Podem participar equipes compostas por duas a cinco pessoas, sendo que cada integrante deverá fazer o seu cadastro individual.
Realizado pelo Join.Valle, Sebrae/SC e Novale Hub, o JEDI promove o empreendedorismo e busca soluções inovadoras para problemas enfrentados por empresas e pela sociedade. “O JEDI é muito mais que um programa de empreendedorismo. Com ênfase na inovação, tecnologia e modernos modelos de negócios é um verdadeiro catalisador para transformar ideias em empreendimentos de sucesso”, explica o diretor executivo do Join.Valle, Fabiano Dell Agnolo.
Entre os objetivos do JEDI estão proporcionar a criação de novos negócios, capacitar e guiar os participantes em metodologias pré-definidas de empreendedorismo inovador, estimular e fomentar a prática do empreendedorismo e da inovação e proporcionar o desenvolvimento de soluções inovadoras de intraempreendedorismo. “Programas como o JEDI são essenciais porque observamos ideias se tornando negócios. No Sebrae, temos como bandeiras prioritárias a inovação e a jornada do empreendedorismo inovador”, coloca a Gestora de projetos do Sebrae/SC, Daniela Dalfovo.
Ainda segundo Dell Agnolo, a metodologia da jornada é diferenciada: foca em problemas reais e relevantes no mercado; tem processos de validação robustos e consistentes; um time de mentores qualificados; acesso à parceiros de tecnologias avançadas; além de curadoria no perfil dos participantes e auxílio pré e pós JEDI. Nas 12 edições realizadas do JEDI, foram cerca de mil participantes, 100 mentores, aproximadamente 140 equipes formadas e mais de 30 startups surgidas.
“O JEDI Jaraguá do Sul tem uma relevância muito grande porque além de consolidar a metodologia fora de Joinville, reforça o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região. Há tempos estamos tratando de unir os ecossistemas para ganharmos força. E o compartilhamento de melhores práticas é, com certeza, um ótimo caminho para o crescimento de todos. Estamos muito entusiasmados com essa edição”, reforça Fabiano.
Para o CEO do Novale Hub, Nelson Netto, a realização do JEDI em Jaraguá do Sul confirma o papel do Centro de Inovação como catalisador da busca por soluções criativas e inovadoras, objetivo do espaço desde sua inauguração, em 2018. “É claro que essa já é uma das marcas das estruturas como a nossa espalhadas por Santa Catarina, mas isso fica ainda mais forte quando a comunidade também visualiza essa referência”, afirma.
Para os interessados em participar, mas que ainda têm dúvidas sobre como montar uma equipe ou entender a metodologia utilizada, está disponível um vídeo do WarmUp, que fornece esclarecimentos e orientações, pelo link: https://bit.ly/WarmUp-JEDI