O Núcleo Estadual de Automecânicas de Santa Catarina realiza nesta sexta-feira (12) e sábado (13) encontro de associados, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). Além de visitas técnicas ao Novale Hub Centro de Inovação e ao Senai, visando oportunizar a profissionais de todo o estado conhecer ambientes voltados ao desenvolvimento tecnológico em áreas importantes ao setor automotivo, a agenda inclui ainda reunião de diretoria e uma palestra sobre o tema “Sucessão familiar”, considerando que uma das principais caraterísticas deste segmento de negócios é a formação familiar.
A palestra acontecerá no sábado, às 8h30min, no Cejas, e será apresentada pela especialista em carreira e governança para empresas familiares, Zélia Breithaupt Janssen, doutora (PhD) em administração estratégica, e conselheira entidades na comunidade, entre outras experiências na área executiva empresarial.
Integrada ao Sistema Facisc– Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, o NEA reúne mais de 300 empresas e atua na representatividade do segmento automotivo no estado. É importante elo entre oficinas especializadas e as instituições governamentais e privadas.
A entidade promove a união dos profissionais do setor, facilitando a troca de conhecimentos e experiências, o que resulta em um serviço de maior qualidade para os consumidores. Também oferece treinamentos e capacitações, assegurando que as automecânicas acompanhem as inovações tecnológicas e mantenham-se atualizadas com as melhores práticas. Além disso, a entidade trabalha na defesa dos interesses do setor, influenciando políticas públicas que beneficiem as empresas automotivas. Através de parcerias estratégicas e ações conjuntas, o núcleo fortalece a imagem do segmento, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e garantindo a competitividade das automecânicas catarinenses no mercado nacional.
Com origem em 1997, o NEA tem suas atividades apoiadas nas ações dos Núcleos de Automecânicas das Associações Empresariais e focando o aperfeiçoamento, o acesso e a troca de informações entre os participantes, fazendo com que os empresários que muitas vezes se tratavam como concorrentes, passassem a atuar no espírito do associativismo empresarial, buscando a parceria efetiva na busca de soluções em conjunto para a obtenção de resultados positivos a todos os seus nucleados.
A troca de informações e a integração de projetos de interesse comum a todas as empresas da cadeia produtiva do setor de reparação automotiva contribuem, desde então, para a melhoria da produtividade, retorno financeiro, melhoria dos serviços prestados, ampliação e reforma do espaço físico, acesso a novas tecnologias, e demais atividades que interferem positivamente nas atividades destas empresas. Dentre as atividades realizadas em conjunto, estão missões técnicas nacionais e internacionais, palestras, cursos e treinamentos, entre outras ações.