Jaraguá do Sul registra sobrevivência de 85,1% das empresas nos últimos cinco anos

Em julho de 2019, Jaraguá do Sul registrava a existência de 4.867 empresas, segundo dados disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, contra 4.957 empresas registradas em 2014, uma queda no total de empresas de 1,9%.

No mesmo período, o município registrou o fechamento de 729 inscrições no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), equivalente a 14,97% do total de empresas abertas atualmente.

Embora não seja possível correlacionar exatamente quantas destas inscrições eram de empresas abertas no período – havendo baixas de empresas abertas em outros anos – o resultado indica um cenário saudável para empreendimentos, nota o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Domingos Zancanaro.

“Para uma empresa sobreviver, tem que ter qualidade, planejamento. Outra questão importante é qualificação profissional tanto do empreendedor quanto dos funcionários”, afirma.

Arte Marcio Schalinski/OCP News

A prefeitura tem atuado de forma a garantir a abertura e a sobrevivência das empresas mediante medidas de desburocratização e incentivo, agilizando a emissão de alvarás, acesso ao crédito e oferecendo melhorias na infraestrutura.

“O Acesso ao crédito ou aos incentivos fiscais gera oportunidade de crescimento quando aliado a demanda de mercado”, ressalta Zancanaro.

No entanto, o secretário frisa que o dado é parcial. “É certo que temos uma boa taxa de sobrevivência, mas o número de baixas é certamente maior, pois, muitos Micro Empreendedores Individuais (MEIs) não dão baixa ao sair do mercado, e essa é a principal modalidade de abertura de empresa”, diz.

Pequenos negócios

Segundo dados do Observatório Fiesc, as micro e pequenas empresas respondem por 97,7% do total de empresas no município, com as micro empresas respondendo sozinhas por 85,5% de todos os registros.

O ritmo de abertura de empresas segue acelerado no município: nos primeiros sete meses de 2019, foram registrados 954 pedidos de abertura de empresas, mais do que a totalidade dos pedidos de 2015 (930) e 2017 (670).

Enquanto isto, o fechamento de empresas segue em queda. Enquanto em 2015, foram registrados 264 baixas no registro, em 2018 foram apenas 71.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger