Jaraguá do Sul registra saldo positivo de consultas para aberturas de empresas entre janeiro e maio deste ano

Os jaraguaenses estão mais confiantes em abrir o próprio negócio. Pelo menos, é o que confirma o volume de consultas de viabilidade para abertura de empresas entre janeiro e maio deste ano em Jaraguá do Sul. Segundo o levantamento realizado pela prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, nos cinco primeiros meses de 2019, a pasta recebeu 2.254 pedidos de consultas.

O resultado é 12.47% maior do que o do mesmo período de 2018, quando 2.004 consultas foram realizadas. Em comparação com o ano todo de 2017, o atual resultado também surpreende, já que naquele ano apenas 2.983 consultas foram contabilizadas.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Zancanaro, este aumento de consultas se deve, em parte, às iniciativas de desburocratização de licenças, que facilitam a abertura de novas companhias.

“Jaraguá do Sul possui este viés empreendedor e isto é bem significativo, mas também acredito que seja fruto da recuperação econômica”, salienta.

Segundo Zancanaro, os empreendimentos mais comuns entre as consultas neste período estavam relacionados com o setor de transformação, inovação e serviços.

Simplificando processos

A facilitação da consulta ao Registro Integrado (Regin) é uma das iniciativas para simplificar a abertura de empresas no município. Na prática, o registro é o primeiro passo para agilizar a constituição de empresas com objetivo de facilitar o processo de cadastro nos órgãos municipais, estaduais e federais.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi,  a administração pública tem feito o possível para ser uma facilitadora e não dificultar o processo de quem esteja interessado em empreender no município.

“O que a gente pode observar desses dados é que houve um aumento considerável de consultas de abertura”, explica. “É evidente que as pessoas querem abrir seus próprios negócios e muitos que estavam na informalidade acabaram buscando a regularização” completa.

Em 2017, a prefeitura contava com 350 processos acumulados de Regin e o prazo de resposta à consulta era de 30 a 35 dias. Um mutirão foi realizado para atender essa demanda. “Hoje não temos nenhum processo acumulado e a consulta de viabilidade fica pronta em 24 horas”, garante o secretário.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?