Jaraguá do Sul recebe em outubro a nova edição de um TEDx promovido em parceria entre a agência de publicidade CMC e a Scar. O evento, que tem como tema "Jaraguá do Sul: Vozes", está marcado para o dia 27 de outubro.

Os TEDx são eventos locais, organizados de forma independente e voluntária, fruto das conferências TED, uma série de encontros realizados na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos.

TED é um acrônimo de Technology, Entertainment, Design, em português: Tecnologia, Entretenimento, Planejamento.

Sem fins lucrativos, as conferências são destinadas à disseminação de ideias por meio de palestras de até 18 minutos livres de ideologias e posicionamentos políticos.

Os vídeos dos TEDs são amplamente divulgados na internet, viralizando com frequência, e servem como inspiração para pessoas do mundo todo.

Histórias locais

O TEDx de Jaraguá do Sul terá como foco as transformações culturais e econômicas motivadas e oportunizadas pela diversidade em todas as suas formas.

"Queremos trazer histórias de Jaraguá do Sul que têm relevância para a cidade e nem sempre são ouvidas", afirma Luís Hufenüssler Leigue, responsável pela versão jaraguaense do evento.

"Estamos no processo de curadoria de quem vai contar essas histórias, de forma que tragam importância e diversidade, mas já sabemos que serão 12 palestrantes", explica.

Segundo Leigue, a fundação Sapling, responsável pela marca TED, faz um filtro muito rígido do projeto antes de autorizar a realização de eventos TEDx. "Levamos cerca de dois meses para conseguir a aprovação", comenta.

Segundo Leigue, encontrar demanda para TEDx é relativamente fácil. "Jaraguá do Sul conta com muitos grupos e entidades que sentem necessidade de iniciativas como esta", acredita.

Confira alguns dos temas que serão abordados no evento:

  • Educação
  • Saúde
  • Bem-estar
  • Segurança
  • Nova cultura
  • Comportamento
  • Voluntariado
  • Empreendedorismo
  • Imigração
  • Inclusão social
  • Transformação da indústria

Participação do público

Como o TEDx é realizado de forma voluntária e sem fins lucrativos, as palestras podem ser assistidas gratuitamente, porém com um limitador de público.

No evento que será realizado em outubro, a expectativa é receber cerca de 100 pessoas durante as apresentações presenciais. Contudo, o encontro será transmitido também ao vivo.

Para garantir um lugar na plateia, os interessados se inscrevem em uma lista de espera que ainda será divulgada e passam por um processo de avaliação da organização.

Reforçando a ideia de inclusão e de representação de todas as vozes de Jaraguá do Sul, o evento contará com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante as palestras.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger