A plataforma do Movimento SC pela Educação, liderado pela Fiesc, registra atualmente a oferta de 625 vagas ativas de emprego ou estágio nos setores de indústria, comércio, serviços, transporte e agricultura em Santa Catarina – e com 122 vagas, Jaraguá do Sul é o município que mais gerou oportunidades, de acordo com o levantamento, que inclui ainda as regiões do Alto Vale do Itajaí, Centro Norte, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Joinville, Meio Oeste, Oeste, Serra Catarinense, Grande Florianópolis, Sul e Vale do Itajaí.
O vice-presidente da Fiesc na região, Célio Bayer, analisa o número como uma demonstração do reaquecimento da economia, com destaque para a indústria de transformação e o potencial exportador da região.
Avalia que o primeiro quadrimestre registra a geração de cerca de 5 mil vagas, das quais mais de 2.500 no setor industrial. “Na medida em que muitos países estão retomando a normalidade gradativamente em relação à pandemia, o volume de negócios no mercado internacional faz aumentar a produção da indústria brasileira e como a região da Amvali tem o perfil exportador e com foco na inovação, há uma maior demanda e isso reflete no aumento da capacidade de produção”, sublinha Bayer.
Para o empresário, que também preside a Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria, a inserção deste segmento na cadeia de negócios internacionais tende a contribuir ainda mais para um novo ciclo econômico. “Esse desempenho não nos surpreende, mas nos traz uma responsabilidade cada vez maior em relação aos cuidados para que a plena reinserção da atividade produtiva continue ocorrendo de maneira segura e buscando sempre os diferenciais competitivos da indústria na região”.
No total, são 434 vagas de emprego (em período integral ou meio período) e quase 200 vagas de oportunidades de estágio, sendo 163 agenciadas pelo IEL.
Em pouco mais de quatro meses de funcionamento, a plataforma registrou cerca de 177 mil visualizações. Além das vagas, é possível registrar o currículo profissional e acompanhar a disponibilidade de cursos de formação.
A ação está alinhada ao novo ciclo do Movimento SC pela Educação, com foco na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho, e está vinculada ao programa Travessia, que orienta a reinvenção da economia para transformar SC em referência em desenvolvimento sustentável.
A Plataforma é uma iniciativa das federações das Indústrias (Fiesc), Comércio e Serviços (Fecomércio), Agricultura (Faesc) e Transportes (Fetrancesc), com parceria da Acate, Sebrae/SC, Instituto Ayrton Senna, Centro de Inovação da Educação Brasileira, Junior Achievement, Undime/SC, Sistema Ailos e Prefeitura de Florianópolis.
Confira as vagas por região
- Jaraguá do Sul – 122
- Alto Vale do Itajaí – 59
- Centro Norte – 68
- Meio Oeste – 15
- Extremo Oeste – 23
- Foz do Rio Itajaí – 16
- Joinville – 64
- Oeste – 73
- Serra catarinense – 14
- Grande Florianópolis – 52
- Sul – 49
- Vale do Itajaí – 70
- Total: 625
Vagas por setor econômico
- Indústria: 353
- Comércio/Serviços/Turismo: 269
- Transporte e Logística: 3
Vagas por tipo
- Emprego: 434
- Estágio: 191, sendo 163 agenciadas pelo IEL/SC