Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul fecha 2023 com saldo positivo em vagas de trabalho

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Por: Claudio Costa

02/02/2024 - 12:02 - Atualizada em: 02/02/2024 - 13:28

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgou nesta semana a atualização dos números no Brasil referente ao ano de 2023. Santa Catarina foi o sexto estado do Brasil na lista de criação de postos de trabalho neste período. De acordo com o levantamento do Caged, registrou, entre admissões (1.503.710) e demissões (1.441.045), um saldo positivo de 62.665 vagas de trabalho.

A exemplo do próprio Estado, o Município também registrou em dezembro de 2023 um saldo negativo de 1.487 vagas. No acumulado do ano, entretanto, Jaraguá do Sul registrou 34.394 contratações e saldo positivo de 1.318 postos de trabalho.

O segmento da Indústria foi o que mais contratou, sendo responsável por 39,8% das admissões. Na segunda posição ficou o setor de serviços, com 30% das vagas, seguido pelos setores do Comércio (23,2%), Construção Civil (6,7%) e Agropecuária (0,1%).

Já o segmento que mais cresce, ano a ano, é o setor da Construção Civil (8,5%), seguido por Serviços (3,7%) e Comércio com 3%. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Thiago Sarmanho destaca que Jaraguá do Sul continua sendo predominantemente industrial, com mais de 50% de seus empregos concentrados na Indústria. “Tivemos, no estoque de empregos, um crescimento de 1,9% em relação ao ano anterior. Passamos de 70.248 empregos formais em 2022 para 71.568 em 2023”, explica.

O Município busca, constantemente, mecanismos de incentivo à geração de emprego e renda. Um exemplo é o 2º Feirão de Empregos de Jaraguá do Sul que acontece neste sábado (3), das 8h às 15h na Arena. A iniciativa já conta com cerca de 70 empresas inscritas e vai ofertar mais de 2 mil vagas de emprego àqueles que procuram uma oportunidade de trabalho.

 

“O Feirão de Emprego, por exemplo, está dentro de um ecossistema de empregabilidade de Jaraguá do Sul, juntamente com o Qualifica Jaraguá. Esses dois programas são muito próximos. Enquanto um oferece a oportunidade de trabalho, o outro qualifica a mão de obra que entra na cidade. E isso ajuda, também, as empresas. Então, a gente atua no Feirão de Emprego, no Qualifica Jaraguá e na própria plataforma Jaraguá mais Empresas”, finaliza Sarmanho.

Incentivo à geração de emprego

Dentre as políticas voltadas à geração de emprego e renda, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sistema Fiesc, mantém o Portal Jaraguá Mais Empregos, no qual consta vagas profissionais disponíveis no Sine, além de cursos profissionalizantes ofertados pelo Sebrae.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.