Jaraguá do Sul encerra agosto com perda de 406 postos de trabalho

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

25/09/2018 - 05:09

Seguindo tendência negativa em junho e julho – que viram perda de 71 e 109 postos de trabalho com carteira assinada, respectivamente – Jaraguá do Sul encerrou o mês de agosto com o pior resultado do ano na geração de emprego, encerrando o mês com perda real de 406 postos de trabalho formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O mês registrou 2.013 admissões e 2.419 desligamentos. O resultado do ano, no entanto, segue fortemente positivo, em 1.819 empregos. No acumulado dos últimos doze meses, de agosto a agosto, também segue positivo, em 441 postos de trabalho.

O resultado negativo foi puxado intensamente pela indústria, que registrou a a perda de 308 postos de trabalho no mês de agosto, em conjunto com o comércio, que registrou perda de 71 postos de trabalho, e a construção civil, com saldo negativo de 44 postos. Só dois setores registraram saldo positivo: serviços, com 8, e administração pública, com 13.

No país, foram gerados 110.431 postos de trabalho formais e apenas a agricultura apresentou mais demissões do que contratações em agosto. Os demais setores da atividade econômica, como indústria, serviços, construção civil e comércio, registraram saldo positivo no número de admissões, em comparação com o de desligamentos.

A expansão do nível de emprego no setor foi de 66 mil postos de trabalho. Os sete setores com resultado positivo foram: extrativa mineral, indústria de transformação, serviços industriais de utilidade pública, construção civil, comércio, serviços e administração pública.

Pior resultado para o mês desde 2015

O resultado do mês não é apenas o pior do ano: é também o pior resultado para o mês desde 2015, quando o município perdeu 717 postos de trabalho formais em agosto.

Na ocasião, o  resultado foi negativo o suficiente para reverter o saldo do ano, que até o mês anterior era de 166 postos gerados na cidade: com o resultado de agosto, o saldo caiu para um déficit de 551 empregos.

O mês se manteve com saldo em queda no ano seguinte, com perda de 194 postos de trabalho. Embora o resultado tenha sido melhor do que no ano anterior, a sucessão de meses negativos no período resultava em um saldo do ano até agosto muito mais grave: 2.029 postos de trabalho foram perdidos nos primeiros oito meses de 2016.

Na avaliação do presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Anselmo Ramos, o resultado é reflexo da incerteza e da flutuabilidade do mercado.

“Os resultados do ano ainda são positivos, chegam perto de 3% de aumento no número de vagas. Isso demonstra que há uma recuperação lenta ainda, mas em quadro de instabilidade”, diz.

Ele adiciona que esta instabilidade deve se estender até o fim do ano e que reflete o quadro de incertezas políticas por conta do ano eleitoral.

Ano passado foi um ano de recuperação para a geração de emprego, e fechou tanto agosto quanto os dois primeiros quadrimestres em saldo positivo, de 319 postos para o mês e 1.648 para o período.

Segundo Ramos, o cenário que se desdobra este ano é fruto de um ambiente de incertezas com as eleições e os rumos a serem tomados pela economia nacional – que opera no ano com alta expressiva do dólar, acima dos R$ 4 desde o começo do mês, alta histórica nos combustíveis e impactos de sucessivas crises políticas.

Região registra perdas – salvo por Guaramirim

O resultado do mês em Jaraguá do Sul não destoa apenas do nacional: a região do Vale do Itapocu registrou saldos para o oitavo mês do ano que não conferem com as fortes perdas de Jaraguá do sul, fazendo com que a principal cidade da região destoe fortemente pelo saldo negativo.

Em Guaramirim, o total de admissões superou o de desligamentos em 74 empregos – o único saldo positivo dentre as cinco cidades da microrregião. Enquanto a indústria jaraguaense demitiu mais do que contratou, em Guaramirim o setor registrou superávit de emprego de 45 postos.

Corupá compartilha com Jaraguá do Sul o saldo negativo: a cidade perdeu em agosto 11 postos de trabalho formais. Outra cidade com saldo negativo foi Schroeder: dois postos de trabalho foram fechados no mês. Massaranduba teve um resultado negativo mais intenso: 14 postos. Nas três, o resultado negativo  foi puxado pela indústria

Quer receber as notícias no WhatsApp?